Violência

Estudante sofre fraturas na face após ser atacado por torcida organizada

Episódio aconteceu após o clássico entre Santa Criz e Náutico, no último domingo (1), no Rosarinho

Carlyle Paes Barreto
Cadastrado por
Carlyle Paes Barreto
Publicado em 02/03/2020 às 14:39
Fernando Castro/Editoria de Esportes do Jornal do Commercio
Episódio aconteceu após o clássico entre Santa Criz e Náutico, no último domingo (1), no Rosarinho - FOTO: Fernando Castro/Editoria de Esportes do Jornal do Commercio
Leitura:

Um estudante de 18 anos foi espancado por torcedores uniformizados do Náutico, no Rosarinho, Zona Norte do Recife, após o clássico deste domingo, válido pelo Campeonato Pernambucano, entre tricolores e alvirrubros. O adolescente saía do Arruda e vestia camisa do Santa Cruz. 

O garoto sofreu fraturas na face, perdeu parte de um dente e teve lesão na órbita do olho direito. Ele foi atendido no Hospital Esperança e liberado durante a madrugada. Nesta segunda-feira passa por nova avaliação oftalmológica.

Apesar da agressividade do ataque e das lesões, com olho bem inchado, o torcedor não corre risco de perder a visão.

O estudante voltava para casa após a vitória do Santa Cruz, quando foi avistado por grupo de alvirrubros. Foi perseguido e espancado, mesmo após ter caído no chão.

O Clássico das Emoções entre Santa Cruz e Náutico no último domingo foi o primeiro após a extinção das torcidas organizadas, comemorada pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, como "uma decisão histórica".

RELATO

Antes do Clássico, houve relado de arrastão em Casa Amarela, promovido por torcedores que vestiam camisa alternativa de organizada do Santa.

Há duas semanas a Procuradoria Geral do Estado conseguiu na Justiça a extinção das uniformizadas Inferno Coral, Fanáutico e Torcida Jovem do Sport.  Todas, no entanto, seguem comparecendo aos jogos de seus clubes, embora não usem adereços oficiais.

NOTA DA PM

A decisão judicial de extinção das torcidas organizadas atendeu uma demanda das forças de segurança de Pernambuco, do Poder Executivo, do Ministério Público, da Federação Pernambucana de Futebol, dos clubes e também da sociedade civil. Graças a isso, o policiamento antes empregado neste tipo de ação tem sido redistribuído no território, em benefício do bem-estar social. No entanto, a Polícia Militar continua fazendo normalmente seu planejamento operacional para apoiar a segurança interna nos estádios e garantir a segurança nas áreas externas, vias de acesso, terminais integrados e outros locais de grande fluxo, de modo a prevenir e reprimir atos de violência. Sobre o caso específico citado no enunciado (a agressão ao estudante de 17 anos), a PMPE informa que não foi acionada antes, durante ou depois do clássico do domingo (01/03) para nenhuma ocorrência desse gênero no Arruda.



Últimas notícias