arena pernambuco

Governo monta esquema especial e promete segurança no metrô para clássico entre Sport e Náutico

Serão colocados 26 policiais militares nas 13 estações do metrô que estão na rota da Arena

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 06/02/2015 às 20:21
Leitura:

Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Diante da expctativa que pairava quanto à segurança (ou falta dela) no Metrô do Recife (Metrorec) para o jogo entre Sport x Náutico, que será disputado às 18h30 de domingo, na Arena Pernambuco, o Governo do Estado anunciou que vai reforçar a quantidade de policiais que vão trabalhar no clássico. Serão colocados 26 policiais militares nas 13 estações do metrô que estão na rota da Arena.

O reforço no policiamento atende a um pedido do metrô e foi definido após uma reunião no Palácio do Campo das Princesas, com a participação dos secretários da Casa Civil, Antônio Carlos Figueira; de Defesa Social, Alessandro Carvalho; das Cidades, André de Paula; e o diretor de Operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, André Melibeu. Os funcionários alegam não ter segurança para trabalhar, sobretudo em dias de jogos na Arena. Na última quinta, o serviço foi interrompido às 17h por conta do jogo entre Náutico x Salgueiro, que aconteceria na noite do mesmo dia.

BLOG DE OLHO NO TRÂNSITO - Metrô precisaria de 756 seguranças

"Desta vez, vamos ter 26 policiais distribuídos nas plataformas das 13 estações de metrô que receberão o apoio da Polícia Militar de Pernambuco, o que não seria da nossa competência, mas estamos trabalhando num esquema de exceção. É um esforço conjunto, que estamos fazendo com o MetroRec, para garantir a segurança dos metroviários e dos torcedores", explica o secretario de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Com o esquema especial no domingo, serão 434 policiais militares atuando no policiamento exclusivamente para o jogo. Desse total, 120 policiais estarão distribuídos nas 13 estações de metrô e nos Terminais Integrados, sendo 26 nas plataformas e os demais estarão fazendo a segurança a pé e motorizados.

O esquema de segurança manterá o reforço externo nos terminais integrados. "E em conjunto com a segurança do MetroRec, nós colocamos dois oficiais da Polícia Militar na Central de Vídeo Monitoramento interno das estações", acrescenta Carvalho.

ÔNIBUS - O Grande Recife Consórcio de Transporte também preparou um esquema especial de ônibus para quem vai ao jogo na Arena Pernambuco, com o metrô funcionando.

Na ida ao estádio, os torcedores do Sport (torcida mandante) poderão utilizar a linha centro do metrô e desembarcar no TI Cosme e Damião. Ao chegar no terminal, 15 veículos da linha 047- Cosme e Damião/Arena estarão disponíveis, a partir das 16h, para levar os torcedores até o estádio.

Na volta para casa, a partir das 20h, 15 veículos da linha 047- Cosme e Damião/Arena estarão esperando os torcedores em frente a Arena para seguir de volta ao TI Cosme e Damião.

Já a torcida do Náutico (torcida visitante), poderão se dirigir ao Terminal Integrado do TIP, onde contarão com cinco veículos da linha 048 - TI TIP/Arena, a partir das 16h, para levar os torcedores à Arena. Na volta para casa, a partir das 20h, cinco veículos da linha 048 - TI TIP/Arena estarão disponíveis, em frente a Arena,  para levar os usuários de volta  ao Terminal Integrado do TIP.

Últimas notícias