Copa do Mundo de Robótica

João Pessoa será sede da Copa do Mundo de Robótica de 2014

A Copa de Robótica recebe apoio do Ministério do Esporte, do governo da Paraíba, da prefeitura da capital, e do Convention Bureau da cidade

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 27/06/2012 às 7:22
Leitura:

A cidade de João Pessoa, na Paraíba, foi escolhida como sede da Copa do Mundo de Robótica 2014 (RoboCup 2014), que será realizada em julho, logo após a Copa do Mundo. “Será a primeira vez que o Brasil sediará o evento, um dos maiores de tecnologia do mundo, particularmente conhecido pela plataforma do Futebol de Robôs - motivo de seu forte vínculo com a Copa”, ressalta Alexandre da Silva Simões, professor de robótica da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A Copa de Robótica recebe apoio do Ministério do Esporte, do governo da Paraíba, da prefeitura da capital, e do Convention Bureau da cidade. A captação do evento foi viabilizada por uma parceria entre pesquisadores de robótica de diversas universidades brasileiras, como Unesp, FEI, UFRN, UFES, UFSJ, UFCG e UNEB, além da reitoria da Unesp e da contribuição de mais de 60 pesquisadores da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

João Pessoa concorreu com diversas candidatas - como Fortaleza e outras cidades asiáticas. A procura por recursos que viabilizassem a Copa foi determinante, por isso, o oferecimento de um espaço próprio para o evento e a utilização da robótica no ensino fizeram da capital paraibana a escolhida. Estima-se que compareçam à RoboCup 2014 cerca de 4 mil visitantes.

Últimas notícias