judô

Judô brasileiro mostra sua força para os Jogos de Londres

Faltando um mês para as Olimpíadas, o Brasil vai aos Jogos com equipe de judô completa pela primeira vez

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 27/06/2012 às 7:40
Leitura:

Após longos 1402 dias, chegou a hora de a contagem regressiva para as Olimpíadas de Londres 2012 entrar em sua reta final. Nesta quarta-feira (27/6), faltará apenas um mês para a cerimônia de abertura dos Jogos. As lutas do judô começam no dia 28 de julho, com os brasileiros Felipe Kitadai (60kg) e Sarah Menezes (48kg). Pela primeira vez na história do esporte, o País vai às Olimpíadas com equipe completa de 14 atletas.

 O judô é a única modalidade brasileira que desde Los Angeles-1984 conquista medalhas. No total, são 15 pódios, sendo dois ouros, três pratas e dez bronzes. Na capital inglesa, o Brasil será representado por Felipe Kitadai (60kg), Leandro Cunha (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Silva (+100kg), Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg).

“Nossa meta inicial é manter a tradição de sempre conquistar medalhas olímpicas. Feito isto, temos confiança de que o judô brasileiro está preparado para voltar a conquistar o ouro olímpico. Não medimos investimentos para dar a melhor preparação para esses atletas em busca de um grande resultado”, diz o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley Teixeira.

O dirigente destaca que nos últimos quatro anos, foram investidos 60% do orçamento da CBJ na preparação e ranqueamento dos atletas para as Olimpíadas - R$ 5 milhões apenas na temporada 2011. Paulo Wanderley anunciou em evento com os atletas que os classificados para os Jogos de Londres dividirão o prêmio de R$ 1 milhão.

“Não me preocupo muito com a quantidade de dias que faltam para as Olimpíadas, mas, é claro que nesta reta final a expectativa aumenta bastante. Foram quatro anos de muito treino e dedicação para apenas um dia. E naquele dia tudo tem que dar certo para conquistar uma medalha olímpica”, afirma Tiago Camilo, prata em Sydney-2000 e bronze em Pequim-2008, que disputará em Londres a sua terceira Olimpíada.

O embarque para Londres será no dia 16 de julho, partindo dos aeroportos de Guarulhos/SP (para atletas de São Paulo) e Galeão/RJ (para todos atletas fora de São Paulo). A aclimatação será feita entre os dias 17 e 26 de julho na cidade de Sheffield, norte da Inglaterra, a cerca de duas horas e meia de trem de Londres. Os treinos serão na Sheffield Hallam University.

Últimas notícias