esportes

Rio recebe o Mundial de Judô em clima olímpico

As lutas serão disputadas no tatame do Maracanãzinho, ao lado do templo do futebol brasileiro, que receberá em 2014 a final da Copa do Mundo, outro grande evento organizado pelo país

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 25/08/2013 às 15:41
Leitura:

O Rio de Janeiro recebe a partir desta segunda-feira o Mundial de Judô, seis anos depois de ter sediado a competição em 2007 e três anos antes dos Jogos Olímpicos de 2016.

As lutas serão disputadas no tatame do Maracanãzinho, ao lado do templo do futebol brasileiro, que receberá em 2014 a final da Copa do Mundo, outro grande evento organizado pelo país.

Em 2016, o palco das competições de judô será outro. O Maracanãzinho receberá o torneio de vôlei, enquanto o tatame será instalado em um dos pavilhões do novo Parque Olímpico que está sendo erguido na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade.

Mesmo assim, já será possível entrar no clima dos Jogos, já que o Mundial adotou um formato semelhante ao do programa olímpico, com uma semana inteira de competição e duas categorias por dia (uma feminina e uma masculina), exceto sexta-feira e sábado, quando três categorias serão disputadas.

O domingo ficará por conta das provas por equipe, que não são disputadas nas Olimpíadas.

Outra diferança: no Mundial, é possível ter dois atletas por categoria, o que é o caso do Brasil nos pesos até 52 kg e até 57 kg no feminino e até 66 kg e até 100 kg no masculino.

Para seu segundo Mundial 'em casa' em seis anos, o país espera brilhar como em 2007, quando foram conquistadas três medalhas de ouro (com Tiago Camilo, João Derly e Luciano Corrêa) e uma de bronze (Joao Gabriel Schlittler).

Últimas notícias