olimpíadas

Tocha olímpica volta à Terra após passeio no espaço

A tocha olímpica, porém, não foi acesa no espaço, porque a chama consumiria oxigênio e seria um perigo para a tripulação

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 11/11/2013 às 16:13
Leitura:

A tocha olímpica voltou à Terra nesta segunda-feira, depois de passar quatro dias no espaço. A aterrissagem do objeto que carrega o fogo olímpico, que viajava na cápsula Soyuz TMA-11M, aconteceu às 8h49 locais (0h49 de Brasília), no Casaquistão, na Ásia. Ela havia sido desacoplada da estação espacial três horas antes com o cosmonauta russo Fyodor Yurchikhin e os astronautas Karen Nyberg (EUA) e Luca Parmitano (Itália).

A tocha olímpica, porém, não foi acesa no espaço, porque a chama consumiria oxigênio e seria um perigo para a tripulação. A tocha olímpica esteve no ônibus espacial norte-americano Atlantis em 1996, para os Jogos Olímpicos de Atlanta daquele ano, mas esta é a primeira vez que ela sai de uma nave, como forma de promover os Jogos de Inverno de Sochi/2014.

A tocha foi levada para o espaço na manhã da última quinta-feira saindo da base de Baikonur, no Casaquistão, através da nave Soyuz TMA-11M, com três tripulantes. No sábado, o símbolo olímpico foi portado por dois cosmonautas russos fora da Estação Espacial Internacional em órbita, cerca de 418 quilômetros acima da Terra. Um vídeo transmitido pela NASA mostrou Oleg Kotov e Sergei Ryazanskiy carregando a tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi. 

Os dois cosmonautas manobraram cuidadosamente para tirar fotos da tocha com o planeta ao fundo. Depois, eles carregaram a tocha de volta para a estação espacial antes de realizarem outras tarefas de um evento que durou cerca de seis horas.

O revezamento da tocha de Sochi começou no dia 7 de outubro, quatro meses antes do início dos Jogos de Inverno, e percorrerá cerca de 65 mil quilômetros. Os Jogos de Sochi serão disputados a partir do dia 7 de fevereiro de 2014.

Últimas notícias