Tae-kwon-do

Pernambucanos rumo ao Brasileiro de Tae-kwon-do

Líderes do ranking brasileiro, Tiago Leandro e Habity Azevedo viajam para Vitória (ES)

Diego Toscano
Cadastrado por
Diego Toscano
Publicado em 27/08/2014 às 18:34
Guga Matos/JC Imagem
Líderes do ranking brasileiro, Tiago Leandro e Habity Azevedo viajam para Vitória (ES) - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

De sexta-feira (27) até domingo (31), Pernambuco estará bem representado no Campeonato Brasileiro de Tae-kwon-do. Atletas do Náutico, Tiago Leandro, primeiro do ranking nacional até 68kg, e Habity Azevedo, líder da parcial no País até 87 kg, viajam nesta quinta-feira (28) para Vitória (ES) com dois objetivos: a medalha de ouro e a chance de integrar a equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Após passar por uma complicada recuperação de lesão, Habity retornou aos tatames com tudo. No Espírito Santo, o pernambucano tem uma obessão para o final de 2015. "Estou com uma boa expectativa para esse campeonato. Hoje, o atual atleta da Seleção Brasileira está em segundo, atrás de mim. Minha prioridade é, no final do ano, integrar a seleção de taekwondo do Brasil e disputar vaga para as Olimpíadas de 2016. E o primeiro passo é ser campeão nacional", afirmou o lutador.

Em julho de 2013, o atleta e fisioterapeuta sofreu uma fratura na tíbia. A lesão é exatamente a mesma que acometeu o brasileiro Anderson Silva, ex-campeão dos meio-médios do UFC. Após um ano parado, o lutador voltou aos treinamentos em julho, mas já tem quatro títulos estaduais seguidos no currículo, como o Campeonato Estadual e a Copa Pernambuco. 

Para Tiago Leandro, líder do ranking até 68 kg, a motivação será fundamental para conquistar os objetivos traçados. “Estou muito bem treinado e confiante para trazer essa medalha. Vamos com tudo”, explicou Tiago, que é funcionário do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

As chances de medalhas no Brasileiro, para o treinador Eliel Azevedo, são reais. Mas, a prioridade é garantir outro importante objetivo: a ajuda financeira de R$ 12 mil reais do Governo do Estado e Federal, através do Bolsa Atleta. "A meta é ficar entre os três primeiros do campeonato. Com esse resultado, eles têm o direito o incentivo estadual e federal. A princípio, o objetivo é conquistar esses recursos. Estamos confiantes." 

Últimas notícias