mudanças

Campeonato Pernambucano de Futsal terá segunda divisão

O calendário 2015 da modalidade também inclui uma alteração de data nos jogos dos Campeonatos Sub 15 e Sub 17

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 06/01/2015 às 18:35
Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem
O calendário 2015 da modalidade também inclui uma alteração de data nos jogos dos Campeonatos Sub 15 e Sub 17 - FOTO: Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem
Leitura:

A partir da temporada 2015, o Campeonato Pernambucano de Futsal passa a ter uma segunda divisão. A Série Prata será disputada de 3 de agosto a 20 de novembro. A edição desse ano da Série Ouro começa no dia 4 de julho e vai até 30 de novembro. No final do mês de março, as mulheres começam a briga pelo título do Pernambucano Adulto Feminino Oficial.

Outra novidade no calendário da modalidade é a mudança de data dos Campeonatos Sub 15 e Sub 17, que vão acontecer no primeiro semestre. "Estava havendo muito choque com as datas do Pernambucano de futebol. Como normalmente a preferência dos atletas é o futebol, os dois lados estavam sendo prejudicados", explicou Luiz Cláudio de Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futsal (FPFS).

Os jovens estavam sobrecarregados por ter que jogar campo e salão ao mesmo tempo, segundo Luiz Cláudio. O Pernambucano Sub 15 Masculino será disputado de 7 de março a 27 de junho. Já o campeonato Sub 17 vai de 21 de março a 4 de julho. As inscrições das equipes para as competições vão até os dias 23 de fevereiro e 5 de março, respectivamente. Na edição de 2014, o título do Sub 15 foi conquistado pelo Santa Cruz e o Sub 17 pelo Sport.

Com a alteração no cronograma das competições, os treinos dos times Sub 15 e Sub 17 devem começar antes, explicou o presidente da FPFS. Normalmente, as equipes voltam às práticas após o Carnaval.

A Série Ouro, primeira divisão do futsal estadual, conta com a participação de 10 times. “Esperamos oito equipes na Série Prata, por ser o primeiro ano”, disse Luiz Cláudio.

A 24ª edição da Copa Pernambuco masculina está programada para começar no dia 30 de março, com duração de três meses.

Na Taça Brasil deste ano, Pernambuco será representado pelos Tigres, de Garanhuns, atual campeão da Série Ouro estadual. O torneio acontece de 20 a 26 de março, com 10 times na disputa, mas a sede ainda precisa ser definida pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).

A FPFS está em recesso e retorna às atividades no dia 20 de janeiro. Um congresso técnico vai apresentar as diretrizes das competições da temporada 2015. Essa reunião acontece junto com a da CBFS. 

O Pernambucano Sub 20 será disputado de agosto a novembro, sem mudança, com a Copa Pernambuco da categoria de abril a junho. As competições do calendário estadual de futsal contemplam atletas a partir da categoria Sub 7, com o Open de Futsal masculino da modalidade, de 20 de abril a 10 de maio. Os Opens Sub 9, Sub 11 e Sub 13 acontecem no mesmo período.

As disputas das Copas Pernambuco Sub 8, Sub 10 e Sub 12 são realizadas de 21 de março a 2 de maio. Apenas a Copa Pernambuco Sub 20 vai de 13 de abril a 5 de junho.

Começando ainda no primeiro semestre, o calendário da FPFS contempla o Opens Sub 15 e Sub 17 feminino, os Pernambucanos Sub 11 e Sub 13 masculino e o Sub 20 feminino.

No segundo semstre do ano, os Pernambucanos Sub 7 e Sub 9 masculino e os Sub 15 e Sub 17 feminino serão disputados. O ano de futsal estadual termina com a XVI Copa Verão, de Sub 7 a Sub 17 masculino e de Sub 17 a Sub 20 feminino, no mês de dezembro.

Últimas notícias