atletismo

Técnico de atletismo forma cidadãos através do esporte

Equipe do Santos Dumont dobrou o número de participantes este ano

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 15/01/2015 às 8:05
Guga Matos/JC Imagem
Equipe do Santos Dumont dobrou o número de participantes este ano - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

“Só o fato de trazer adolescentes para o esporte já é algo satisfatório”. A declaração é do técnico da Associação Atlética do Santos Dumont, Daniel Gonçalves, que observou sua equipe ganhar o dobro de atletas na virada do ano. Antes, ele liderava 15 adolescentes e jovens. Hoje, o número chegou à casa dos 30 pupilos. Entre eles estão quatro referências do atletismo pernambucano. São eles: Diego Soares (110m com barreiras), Alessandra Santos (400m com barreiras), Anderson Luis (decatlo) e Juarez Inácio (salto em altura).

Há anos, Daniel conduz um trabalho no Complexo Esportivo Santos Dumont que ultrapassa a formação de atletas de alto rendimento. Para ele, o mais importante é formar cidadãos para o mundo através do esporte. Seu foco não é, necessariamente, em bons resultados nas competições.

O técnico alega que esta é uma excelente consequência para quem deseja se profissionalizar. “Eu não exijo que todos sejam os melhores. Prefiro que eles gostem do esporte e pratiquem para ter uma vida saudável”, conta Daniel, que tem três auxiliares: Luciana Hermínia, Alessandra Santos e Paulo Pergentino. 

As atividades iniciais têm um caráter lúdico, já que a proposta é fazer do esporte algo atraente para os recém-chegados. Pensando nisso, o treinador realiza exercícios com as modalidades mais clássicas: corrida, salto em distância e salto em altura. “Toda criança e adolescente adora correr. É por isso que eu começo com o básico, que também é o melhor atrativo para quem é iniciante.”

Quando todos estão adaptados, Daniel dá sequência com treinamento mais pesado. E é nesse estágio que os talentos ganham notoriedade. Yasmim Gomes, 14 anos, é um exemplo que deu certo. A garota frequenta os treinos há dois anos. No ano passado, ela se classificou para o Campeonato Sul-Americano Escolar nos 800m com barreiras. “Antes eu não pensava em um futuro, mas hoje eu quero crescer e ser exemplo para os outros”, falou a jovem atleta.

Últimas notícias