pentatlo

Pentatletas brigam por vaga nas Olimpíadas

Yane Marques, Priscila Oliveira e Felipe Nascimento disputam os Jogos Pan-Americanos de Toronto de olho na vaga antecipada para as Olimpíadas do Rio

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/05/2015 às 8:20
Divulgação
Yane Marques, Priscila Oliveira e Felipe Nascimento disputam os Jogos Pan-Americanos de Toronto de olho na vaga antecipada para as Olimpíadas do Rio - FOTO: Divulgação
Leitura:

Pernambuco é quase unanimidade na delegação de pentatlo moderno que representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Dos quatro competidores (dois homens e duas mulheres) com os passaportes carimbados para o Canadá, três são do Estado. São eles: Yane Marques, Priscila Oliveira e Felipe Nascimento – Danilo Fagundes, do Rio, completa o quarteto.Ainda há a possibilidade de mais uma pernambucana disputar o Pan. Nesse caso, Larissa Lellys aguarda uma atualização do ranking e a definição final do evento para saber se está confirmada. Para o grupo, a grande missão em Toronto é conquistar antecipadamente a classificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. De acordo com a programação do evento, as provas do pentatlo moderno estão marcadas para os dias 18 e 19 de julho, no Centro Aquático do complexo esportivo da competição.

Desde o final do ano passado, a Confederação Brasileira da modalidade definiu os quatro classificados. Na época, Yane e Felipe eram líderes do ranking nacional e conquistaram a vaga após se sagrarem campeões dos Jogos Sul-Americanos. Já Priscila e Danilo se classificaram porque figuravam na vice-liderança do ranking nacional.

Com 31 anos, Yane é a veterana do grupo. Nas duas edições anteriores do Pan, no Rio-2007 e em Guadalajara-2011, ela conquistou as medalhas de prata e ouro, nessa ordem. Agora, ela pretende repetir o bom desempenho para garantir a sua participação nas Olimpíadas do próximo ano. “Se eu conseguir a classificação antecipada vou eliminar uma preocupação. Porque meus treinos vão ser redirecionados exclusivamente para a disputa das Olimpíadas”, esclareceu a sertaneja de Afogados da Ingazeira. 

Se Yane reúne mais de uma década no pentatlo moderno, duas medalhas pan-americanas e um bronze olímpico, Felipe apresenta uma trajetória mais modesta. Até porque o recifense fará a sua estreia no torneio continental e garante que a sua estratégia é manter os pés no chão. “Estou feliz com minha estreia, mas prefiro não pensar muito. Estou concentrado nos treinos e encarando como mais uma competição”, ponderou Felipe, de 21 anos.

A terceira e última representante local é Priscila. Não tão veterana quanto Yane, mas com alguns anos de experiência em relação a Felipe, a pentatleta segue para o seu segundo Pan na carreira. Na edição passada, ela ficou no 9º lugar e, agora, quer mais. “Sei que se eu fizer um bom resultado posso conseguir a vaga olímpica, que é meu grande sonho. Vou para disputar o Pan pensando nisso”, concluiu. 

Últimas notícias