pentatlo moderno

Pernambucanos buscam vaga olímpica no Mundial de Berlim

Yane Marques, Priscila Oliveira, Larissa Lellys e Felipe Nascimento disputam a última competição que oferece seis vagas diretas para os Jogos do Rio, em 2016

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 30/06/2015 às 9:23
Divulgação
Yane Marques, Priscila Oliveira, Larissa Lellys e Felipe Nascimento disputam a última competição que oferece seis vagas diretas para os Jogos do Rio, em 2016 - FOTO: Divulgação
Leitura:

Quatro pernambucanos iniciam o mês de julho com foco total nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A partir desta quarta-feira, Yane Marques, Priscila Oliveira, Larissa Lellys e Felipe Nascimento disputam o Campeonato Mundial de pentatlo moderno, em Berlim, na Alemanha. A competição oferece seis vagas diretas (serão contemplados os três primeiros lugares no individual feminino e masculino) para as Olimpíadas do próximo ano e, lógico, que os pentatletas já miram essa classificação antecipada. 

Além disso, o quarteto local encara o Mundial como um verdadeiro termômetro para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, que começa no dia 10 de julho - as provas do pentatlo moderno acontecem nos dias 18 e 19. Como o Pan é uma competição que também oferece vagas diretas para as Olimpíadas e reúne apenas os adversários das Américas, os pentatletas estão mais focados no torneio sediado no Canadá. Esse é o caso de Felipe Nascimento. 

Ele fará sua estreia no Pan e participa do Mundial "apenas" para ganhar ritmo de competição. "O Mundial não é nossa meta. Treinamos até agora para chegar ao Canadá com ritmo forte. O Mundial servirá de parâmetro, mas não será nossa principal disputa no mês", argumentou o coordenador técnico da Confederação Brasileira, Michael Cunningham, referindo-se os atletas masculinos.

Já o trio feminino aporta em Berlim depois da uma temporada de treinos na França. Lá, elas intensificaram a preparação, principalmente na esgrima. Medalhista olímpica em Londres-2012, Yane comenta o clima antecede o Mundial. “Certamente iremos encontrar um nível altíssimo na competição, porque já começou a corrida para a classificação olímpica e ninguém quer perder a chance de garantir a sua vaga. Estou em uma fase muito boa de treinos, principalmente pela oportunidade de passar pela França antes de seguir para a Alemanha”, ela completa.

O paulistano Enrico Ortolani completa o grupo de pentatletas brasileiros na Alemanha. A semifinal masculina será realizada nesta quarta-feira, se eles se classificarem entre os 36 melhores competidores disputam a final na sexta. As meninas disputam a etapa qualificatória na quinta-feira e a final será no sábado.  

Com as seis vagas que serão distribuídas no Mundial, o pentatlo moderno já terá definido 20 dos 70 nomes que disputarão os Jogos Olímpicos. Outras dez vagas, cinco para cada gênero, serão distribuídas nos Jogos Pan-Americanos.

Últimas notícias