vôlei

No Rio-2016, seleção brasileira de vôlei encara grupo da morte

Equipe de Bernardinho terá pela frente Estados Unidos, Canadá, França, Itália e México, pelo Grupo A

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/06/2016 às 18:55
Divulgação
Equipe de Bernardinho terá pela frente Estados Unidos, Canadá, França, Itália e México, pelo Grupo A - FOTO: Divulgação
Leitura:

A seleção brasileira masculina de vôlei já sabe quais serão seus adversários na fase de grupos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O Brasil integra o Grupo A, considerado o mais difícil, ao lado dos Estados Unidos, Canadá, França, Itália e México. A chave B conta com Polônia, Rússia, Argentina, Irã, Cuba e Egito. As chaves da disputa do vôlei foram definidas nesta segunda-feira, após sorteio. As Olimpíadas começam no dia 5 de agosto e as partidas da modalidade estão marcadas para iniciar a partir do dia 6.

A presença de três equipes da América do Norte – e todas coincidentemente caíram no mesmo grupo – é fruto da eleição do brasileiro Ary Graça para a presidência da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Ele teve o apoio principalmente da Norceca, a confederação que reúne as equipes das Américas Central e do Norte. Sua plataforma era abrir espaço para países sem tradição e é isso que vai acontecer na próxima Olimpíada.

A última vaga no Rio-2016 foi distribuída a partir de um Pré-Olímpico, sem equipes europeias ou asiáticas, que tinha México (24º do ranking mundial), Chile (34º), Argélia (31º) e Tunísia (16ª). No outro Pré-Olímpico, que distribuiu quatro vagas, foram eliminados Austrália (13ª), China (19ª), Japão (14º) e Venezuela (20ª). Europeus de peso como Bulgária (sétima) e Alemanha (nona) sequer puderam participar desses disputas.

Isso faz com que a Olimpíada não reúna necessariamente os melhores times. Ainda assim, o Brasil vai ter parada dura na primeira fase, jogando contra Estados Unidos e França. Ambas as equipes eliminaram o País na fase final da Liga Mundial do ano passado, exatamente no Maracanãzinho. Na ocasião, a seleção francesa foi a grande vencedora. O Brasil também joga contra a vice-campeã da Copa do Mundo de 2015, a Itália. 

Na primeira fase, avançam os quatro primeiros de cada grupo, eliminando os dois últimos. Canadá (10º do ranking mundial) e México são favoritos a pararem na primeira fase, mesmo posto de azarões que Argentina e Egito ocupam no Grupo B.

Os comandados de Bernardinho terão o último teste antes dos Jogos na próxima quinta-feira, dia 16 de junho, na Liga Mundial. No torneio, o Brasil pega os Estados Unidos na primeira semana, no Rio de Janeiro, e a França na terceira semana, na casa do rival. Na primeira fase da Liga, a equipe brasileira ainda joga contra Irã (duas vezes), Argentina, Polônia, Sérvia, Bulgária e Bélgica.

Últimas notícias