Refeno

Contagem regressiva para a 28ª edição da Refeno

Maior regata oceânica do Brasil, a Refeno começa nesta semana, no próximo sábado

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/09/2016 às 8:26
Foto: Bernardo Soares/Acervo JC Imagem
Maior regata oceânica do Brasil, a Refeno começa nesta semana, no próximo sábado - FOTO: Foto: Bernardo Soares/Acervo JC Imagem
Leitura:

A maior regata oceânica do Brasil começa esta semana. No próximo sábado (24), acontece a 28ª edição da a Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno), que tem saída do Marco Zero. O monocasco Camiranga, do Rio Grande do Sul, busca o troféu Fita Azul pela terceira vez seguida. 

Até o momento, 51 embarcações de oito classes diferentes já se inscreveram na prova. A categoria com mais representantes é a classe Aberta, que conta com 17 inscritos. O segundo maior número de participantes é na classe RGS, que terá dez barcos, sendo quatro deles pernambucanos. 

O barco Patoruzú não participa neste ano da Refeno. Nas duas últimas edições, o trimaran estava na liderança da prova e precisou retornar ao Recife após problemas na vela e no leme, respectivamente. Já o Ave Rara, quatro vezes campeão da regata, vem sofrendo com a falta de patrocínio e ficará de fora pela segunda vez consecutiva. 

CAMIRANGA

A Refeno de 2015 foi muito especial para o gaúcho Camiranga, o primeiro barco a percorrer as 292 milhas náuticas (cerca de 540 quilômetros), com o tempo de 20h26min37. Na chegada, a embarcação festejou a segunda vitória consecutiva.

“Agora, a gente conhece mais o barco. Nós estamos na nossa melhor forma e podemos ir ainda mais além”, disse o comandante Samuel Albrecht, que ainda deixou a expectativa de mais uma quebra de recorde. “A preparação foi muito boa e nós podemos melhorar ainda mais nossa marca na prova”, adicionou.

Últimas notícias