antidoping

Brasil deixa lista de países reprovados pela Wada em código antidoping

Oficiais da Wada visitaram a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e liberaram a entidade da lista de veto

Da AE
Cadastrado por
Da AE
Publicado em 12/04/2017 às 18:55
Divulgação
Oficiais da Wada visitaram a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e liberaram a entidade da lista de veto - FOTO: Divulgação
Leitura:

A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira a retirada do Brasil da lista de países reprovados no novo código da entidade. A decisão aconteceu depois que oficiais da organização visitaram a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) no mês passado.

"Após uma votação do seu conselho de fundação, a Agência Mundial Antidoping (Wada) retirou a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) da lista de associados considerados inadequados ao Código Mundial Antidoping de 2015. As autoridades brasileiras tiveram êxito em adotar as regras do código em sua atividade", explicou a Wada em nota.

EVOLUÇÃO

Com o objetivo de apertar o cerco na luta contra o uso de substâncias proibidas no esporte, a Wada criou um novo programa de auditoria para monitorar os países que não estão em conformidade com o código mundial. E o Brasil era um deles. Nos dias 22 e 23 de março, a ABCD, órgão federal atrelado ao Ministério do Esporte, recebeu os oficiais da organização e mostrou evolução.

Desde 20 de novembro de 2016, a ABCD estava impedida de atuar por ter sido declarada em não conformidade com o Código Mundial Antidoping.

 

Últimas notícias