Basquete

Em sua oitava final seguida na NBA, LeBron amplia seu legado na liga

Após se ver em risco nas séries contra o Celtics e Pacers, LeBron precisou de algumas de suas melhores atuações para manter sua sequência na NBA

Heitor Nery
Cadastrado por
Heitor Nery
Publicado em 29/05/2018 às 9:53
AFP
Após se ver em risco nas séries contra o Celtics e Pacers, LeBron precisou de algumas de suas melhores atuações para manter sua sequência na NBA - FOTO: AFP
Leitura:

A presença de LeBron James nas finais da NBA se tornou uma constante. No último domingo, o principal astro do basquete deste século guiou o Cleveland Cavaliers para vencer o tradicional Boston Celtics por 87 a 79, garantir o título da Conferência Leste e assegurar, pela oitava temporada consecutiva, uma vaga para a final da liga de basquete dos Estados Unidos. Um feito que só contribui para consolidar o nome do astro entre as maiores estrelas da história.

Dono de três títulos da liga (2012, 2013 e 2016), a atual temporada representou o maior risco de LeBron ficar fora da grande decisão da NBA desde que retornou para a franquia que o draftou. O Cavs fez uma temporada regular inconsistente, muito por conta do alto número de mudanças em seu elenco ao longo da temporada. Se classificando para os playoffs apenas com a quarta melhor campanha no Leste, a equipe dependeu fortemente do desempenho de Lebron para se classificar. As médias de 9,1 assistências e 8,6 rebotes foram as melhores desde que entrou na liga, enquanto a sua média de 27,5 pontos em 2017-18 está acima da média da carreira.

Pós-temporada mais desafiadora desde o retorno ao Cavs

Mas foi na pós-temporada, no entanto, que a sequência do camisa 23 ficou mais ameaçada. Logo na primeira rodada dos playoffs, o astro enfrentou uma situação que ainda não havia presenciado desde o seu retorno para Cleveland: um jogo de eliminação. E presenciou logo em duas séries. Contra o Indiana Pacers, na primeira rodada, e contra o Boston Celtics, nas finais de conferência. Somente quando varreu o Toronto Raptors, nas semifinais do Leste, que o Cavs teve uma série um pouco mais tranquila. Nos 18 jogos em que atuou nessa pós-temporada apenas em um LeBron não foi o principal pontuador de sua equipe, produzindo uma média de 34 pontos por partida.

Adversário do último domingo, o Celtics foi o grande desafio de LeBron. Sem os machucados Gordon Hayward e Kyrie Irving, antigo parceiro de Lebron no Cavs, e repleto de jogadores jovens, a franquia de Boston chegou a abrir 2x0. Uma vantagem que o Celtics nunca havia desperdiçado em sua história. Mas LeBron seguiu chamando a responsabilidade para reverter a situação. Contando com ajuda de nomes como Kyle Korver e Jeff Green, o camisa 23 liderou o Boston em pontos, assistências e rebotes. 

Últimas notícias