Basquete

Warriors e Cavs iniciam mais uma série de finais histórica na NBA

Adversários pela quarta decisão seguida da NBA, as duas equipes entram em quadra para um novo capítulo da rivalidade construída nos últimos anos

Heitor Nery
Cadastrado por
Heitor Nery
Publicado em 31/05/2018 às 10:18
AFP
Adversários pela quarta decisão seguida da NBA, as duas equipes entram em quadra para um novo capítulo da rivalidade construída nos últimos anos - FOTO: AFP
Leitura:

Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers começam hoje, a partir das 22h (horário de Brasília), a decidir o título da NBA. Esta é uma frase que os fãs da principal liga de basquete do mundo se acostumaram a ouvir nos últimos anos. Esta será a quarta vez seguida que as duas franquias irão decidir quem leva o troféu Larry O'Brien, um recorde entre as quatro grandes ligas profissionais dos Estados Unidos.

Em 2015, o Warriors levou a melhor, com destaque para o desempenho dos “Splash Brothers” Stephen Curry e Klay Thompson. Em 2016, o Cavs deu um troco de uma maneira inesquecível. Perdendo a série por 3 a 1, LeBron James e Kyrie Irving tiveram grandes atuações para fazer a maior virada na história da decisão da liga. Em 2017, com o reforço de Kevin Durant, o Cavs não foi páreo para o time de Oakland, perdendo por 4 a 1.

Campanhas até a decisão

Para este ano, a missão para LeBron James, que somando os tempos de Miami Heat chega à sua oitava decisão de NBA seguida, será ainda mais difícil, principalmente por conta da saída de Irving para o Boston Celtics. Com a equipe enfraquecida, o Camisa 23 precisou carregar ainda mais o seu nível de atuação. Aos 33 anos de idade, o astro teve um desempenho completamente decisivo, principalmente nas séries contra o Indiana Pacers, na primeira rodada dos playoffs, e contra o Boston Celtics, na final de conferência. As médias de 34 pontos, 9.2 rebotes e 8.8 assistências de média nas 18 partidas que disputou ajudaram a estabelecer a narrativa de que o Camisa 23 carregou a franquia para a decisão.

Já para a equipe de Curry e Durant, o caminho na pós-temporada foi mais tranquilo. Após vencer o San Antonio Spurs, na primeira rodada dos playoffs, e o New Orleans Pelicans, ambos por 4x1, os Warriors só veio a ter dificuldade contra o Houston Rockets de James Harden e Chris Paul, que se lesionou no jogo cinco da série. A franquia da Califórnia chegou a estar perdendo a série por 3x2 e ficou ameaçada, nos dois jogos finais, de ser eliminada da competição, vendo o adversário abrir mais de 10 pontos de vantagem nas duas partidas. Mas, com atuações arrasadoras no terceiro quarto, o Warriors virou as duas partidas e conseguiu fechar a série e garantir presença nas finais.

Os dois lados podem ver uma consolidação ainda maior de seus legados na liga com a vitória na decisão. Com vantagem do mando de quadra na série, uma vitória para o Warriors consolida ainda mais a equipe como uma das melhores da história da liga. Já para LeBron, um triunfo diante de um rival tão qualificado só soma argumentos para colocar LeBron entre os maiores jogadores do esporte. Agora, só resta saber qual narrativa irá começar a prevalecer nesta noite em Oakland.

Últimas notícias