Vela

Família Schurmann confirma participação na Refeno

Velejadores são famosos por expedições ao redor do mundo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/09/2018 às 17:05
Divulgação
Velejadores são famosos por expedições ao redor do mundo - FOTO: Divulgação
Leitura:

Conhecida internacionalmente pelas grandes expedições à vela, a família Schurmann já está se tornando participante cativa da Regata Recife - Fernando de Noronha. Ontem o casal Vilfredo e Heloisa Schurmann confirmou presença pela terceira vez na prova que, este ano, chega a à 30ª edição. No próximo dia 29, eles estarão a bordo do veleiro Kat, acompanhados dos filhos David e Wilhelm e do neto Emmanuel, na largada que acontece no Marco Zero, no Recife Antigo.

A inscrição dos velejadores foi a 60ª recebida pelo Cabanga Iate Club de Pernambuco para a travessia de 337 milhas náuticas (542km) até o arquipélago pernambucano. Os Schurmann chegam à nova participação na Refeno para competir na classe aço. Segundo a comissão de Regatas da disputa, eles são, inclusive, candidatos à faturar o Troféu Fita Azul - concedido à primeira embarcação, independente de categoria, que aportar na ilha. Com o Kat, porém, terão de superar a forte tripulação do Camiranga. Há quatro anos, a embarcação do Rio Grande do Sul tem monopolizado a conquista.

MUDANÇA

Nas duas participações anteriores, a família de velejadores esteve na Refeno à bordo do veleiro Aysso (2005 e 2008). Agora, participarão com o Kat, embarcação que mistura tecnologia de ponta e soluções sustentáveis. O barco, inclusive, foi utilizado na mais recente volta ao mundo, dos Schurmann, batizada de Expedição Oriente (2014 - 2016).

A Família Schurmann já deu três voltas ao mundo e visitou cerca de 60 países em mais de 30 anos de aventura. Em 2017 eles atracaram no Cabanga quando estavam em meio ao projeto Conexão Schurmann. Durante os dias que passaram no Recife, receberam a flotilha de Optimist do clube para uma conversa descontraída. A expedição fez travessias pelo Nordeste e foi encerrada justamente em Fernando de Noronha.

Últimas notícias