OLIMPÍADAS

Coreia do Sul planeja sediar Jogos Olímpicos de 2032 com a Coreia do Norte

Convite será realizado na próxima semana, em uma reunião da cúpula intercoreana

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 12/09/2018 às 8:34
Foto: Divulgação/COI
Convite será realizado na próxima semana, em uma reunião da cúpula intercoreana - FOTO: Foto: Divulgação/COI
Leitura:

Após diversos conflitos, a tensão política entre as Coreias vem diminuindo a cada passo diplomático realizado por ambos os lados. E o esporte pode ajudar a selar de vez a união entre os dois povos. Na próxima semana, o presidente sul-coreano Moon Jae-in visitará a capital vizinha, Pyongyang, como parte da terceira cúpula intercoreana. Na ocasião, seu ministro dos Esportes, Jong-hwan fará o convite para que os dois países realizem juntos os Jogos Olímpicos de Verão de 2032.

Segundo adiantou o ministro, as respectivas capitais do sul e do norte, Seul e Pyongyang, "sediarão os Jogos juntos." Para Jong-hwan, a ideia é desenvolver a paz na península dividida entre os dois países. "Quero fazer esta proposta ao Norte pela paz", declarou nesta quarta-feira, à agência de notícias Yonhap.

As duas Coreias consideraram a opção de organizar conjuntamente os Jogos Olímpicos de 1988 de Seul, mas as negociações não foram adiante, devido a divergências sobre a distribuição das provas.

Símbolo da distensão nas relações entre ambos os países, as Coreias do Sul e do Norte desfilaram juntas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, no último mês de fevereiro, onde apresentaram uma equipe unificada de hóquei sobre gelo na categoria feminina.

AVANÇOS EM TÓQUIO

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse recentemente estar aberto ao diálogo entre as duas Coreias para um desfile conjunto e equipes comuns nos Jogos de Tóquio-2020.

Últimas notícias