Memória

Primeiro título mundial de Senna faz 30 anos nesta terça (30)

Piloto brasileiro conquistou o primeiro dos três títulos mundiais no GP de Suzuka, no Japão, com uma etapa de antecedência

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 30/10/2018 às 11:10
Reprodução/site Ayrton Senna
Piloto brasileiro conquistou o primeiro dos três títulos mundiais no GP de Suzuka, no Japão, com uma etapa de antecedência - FOTO: Reprodução/site Ayrton Senna
Leitura:

Toda conquista costuma ser especial. Mas algumas se tornam emblemáticas e entram para história justamente pela forma como se deram. Nesta terça-feira (30), fãs do automobilismo reverenciam o aniversário de 30 anos do primeiro título mundial de Ayrton Senna. Ao vencer o GP de Suzuka de forma excepcional, o piloto brasileiro, então com 28 anos, apenas deu mais uma das tantas mostras do talento que o imortalizou como um dos maiores pilotos de todos os tempos.

A rivalidade com o companheiro de equipe na McLaren, Alain Prost, já era grande, mas ainda não tinha atingido o ápice. No Mundial de 1988, ambos chegaram ao Japão como donos de 13 vitórias das 14 etapas realizadas até então. Senna tinha subido ao lugar mais alto do pódio em sete oportunidades, enquanto o francês em seis.

Para conquistar o título mundial da temporada com uma prova de antecedência - faltava ainda o GP de Adelaide, na Austrália - Senna precisava da vitória no Japão. E entrou na pista decidido a realizar o feito. Na largada, ocupava a pole, com Prost saindo do segundo posto. Só que, no momento em que o sinal verde foi dado, o carro do brasileiro morreu. Senna então ergueu os braços, na esperança de ser visto e evitar colisão com os pilotos que vinham de trás.

Foto: Reprodução/Site Ayrton Senna

Senna assumiu a ponta na 28ª volta do GP de Suzuka e não foi mais alcançado por Prost

Como a largada em Suzuka acontece em uma rampa decrescente, Senna fez o carro pegar no "tranco". Nesse momento, Prost já tinha disparado na frente, líder da prova, e ele perdido 16 posições. Na primeira volta, porém, recuperou oito. Na 10ª já era o terceiro. A chuva oscilava e os pilotos optaram por permanecer com pneus slicks, usados em pista seca.

O brasileiro estava a 10 segundos do italiano Ivan Capelli, da March, mas conseguiu tirar a diferença até ultrapassá-lo na 20ª volta. Foi aí que o duelo particular com Prost começou. A distância para o líder era ainda maior, de 13 segundos. Mas o brasileiro foi cirúrgico em diminuir esse tempo volta a volta. Na de número 28, empreendeu uma ultrapassagem sensacional e assumiu a ponta. Prost ainda tentou espremê-lo na zebra, mas não havia muito o que fazer.

Apesar da insistência em reconquistar o posto, o francês não foi capaz voltar à liderança. Teve de se contentar em assistir Senna receber a bandeirada à sua frente, conquistar o título mundial de 1988 e ser autor de um dos triunfos mais brilhantes da categoria.

ENTREVISTA

"Fui bem devagar na última curva rápida, com todo cuidado. Eu sabia que tinha conseguido. Muitos sentimentos vieram à tona de uma só vez. Alegria, tristeza. Eu tinha lutado tanto por isso. Então, tudo veio como nunca antes. Eu estava no paraíso", declarou Senna em uma das entrevistas dadas na época da conquista.

 

Últimas notícias