CULTURA

Capoeira agora é Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco

A roda de capoeira já havia sido reconhecida como patrimônio imaterial em 2008, pelo Iphan; e em 2014, pela Unesco

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/10/2018 às 0:05
Foto: Divulgação
A roda de capoeira já havia sido reconhecida como patrimônio imaterial em 2008, pelo Iphan; e em 2014, pela Unesco - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

A capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, nesta quarta-feira (31), após sanção da lei pelo Governador Paulo Câmara, realizada no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. A manifestação que pode ser chamada de jogo, luta ou dança, já havia sido reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2008, e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2014.

Para o Governador de Pernambuco, a sanção da lei é forma de fortalecer os laços da cultura e da educação e perpetuar a importância da manifestação cultural na vida dos pernambucanos. “Agora, vamos poder levar a capoeira para mais longe. Sabemos da importância na educação e na formação dos nossos jovens. Queremos desenvolver atividades que tragam o bem e a capoeira faz exatamente isso”, ressaltou Paulo Câmara.

O texto da lei será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (1º). O Projeto de Lei nº 1709 de 7 de dezembro de 2017 foi de autoria do deputado estadual Zé Maurício, que explicou suas motivações se baseiam, principalmente na importância da atividade para a cultura de Pernambuco. “Antigamente, a capoeira era marginalizada. Hoje, ela é reconhecida como um esporte tanto cultural como também musical. Em decorrência de todo esse processo, começamos a estudar para tornar a capoeira um bem imaterial cultural de Pernambuco”, afirmou o parlamentar.

Significado

Em nome dos mestres, contramestres e professores presentes, o Mestre Coca Cola agradeceu ao governador Paulo Câmara e frisou que a capoeira, a cada ano que passa, vem sendo mais reconhecida. “Nos sentimos honrados por estarmos vivendo esse momento. A cada ato como esse de que participo, me vejo saindo um pouco da senzala. A capoeira ainda está muito deslocada devido às consequências da sociedade, porém, cada dia mais, vamos saindo dessa realidade”, frisou.

Além do Mestre Coca Cola, estiveram presentes na solenidade, o deputado estadual Nilton Mota; o ex-deputado e ex-prefeito Severino Cavalcanti; os mestres de capoeira Galvão, Peu, Macarrão e Dendê; os contramestres Melodia, Topeira e Tchê; e o professor Cajueiro.

Últimas notícias