RACIOCÍNIO

Estudantes disputam neste sábado a última etapa do ano da Liga Escolar de Xadrez

Com 220 competidores inscritos, o torneio será realizado no Museu Cais do Sertão

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 30/11/2019 às 7:05
AFP
Projeto acrescenta a obrigatoriedade do ensino de xadrez à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - FOTO: AFP
Leitura:

Estudantes das redes públicas e privadas do Recife da RMR vão disputar neste sábado (30/11), a partir das 9h, no Museu Cais do Sertão, a última etapa do ano da Liga de Xadrez Escolar de Pernambuco (LXE). Com 220 competidores inscritos, o torneio é a competição de xadrez com maior número de participantes no estado.

A LXE é disputada desde 2012 sob a coordenação dos professores Thiago Alves, Robertson Santos e Zodjane Costa. Desde o ano passado a Liga vem registrando crescimento acelerado do interesse a ponto de hoje envolver mais de 400 estudantes de 70 escolas.

“Nós trabalhamos o xadrez como ferramenta pedagógica, como meio de sociabilização e de aceleração do desenvolvimento pessoal. Alem disso, constatamos o surgimento de uma geração de talentosos enxadristas que, temos certeza, em breve estarão obtendo resultados expressivos nacional e internacionalmente”, afirma Thiago Alves.

O evento tem o apoio do governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, e da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação. O jornalista Evaldo Costa, produtor e apresentador do programa Xeque Mate, também deu apoio ao circuito da LXE.

Ao longo do ano são disputadas oito etapas da Liga, em circuito itinerante que percorre vários bairros e alguns municípios da Região Metropolitana. Neste sábado, alem da premiação, com medalhas, dos vencedores da etapa, serão entregues trofeus para os que acumularam mais pontos ao longo do ano.

CATEGORIAS

Os jogadores são distribuídos nas categorias sub 8, sub 10, sub 12, sub 14 e sub 18, masculino e feminino. Alem dos jogadores, também são premiadas as escolas cujos jogadores se destacaram conquistando os melhores resultados.

A competição será disputada em um espaço de 400 metros quadrados no primeiro andar do Museu Cais do sertão. Embora não haja vaga para novos competidores - o numero de participantes é limitado pelo espaço físico - a entrada é livre para quem quiser assistir.

Últimas notícias