vida fit

Vida Fit: musculação ou funcional? Confira qual é a melhor estratégia de treino

Especialistas apontam os benefícios de musculação e do treinamento funcional, destacando que os dois métodos são indicados para saúde e bem-estar

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/12/2019 às 10:30
Divulgação
Especialistas apontam os benefícios de musculação e do treinamento funcional, destacando que os dois métodos são indicados para saúde e bem-estar - FOTO: Divulgação
Leitura:

No topo da lista das atividades físicas mais populares entre os brasileiros, musculação e treinamento funcional apresentam benefícios para a saúde e bem-estar. A dúvida recai sobre quais são as diferenças entre os métodos e se existe alguma especificidade que confira vantagem na musculação e no funcional. Ao se matricular em uma academia podem surgir questionamentos sobre qual modalidade escolher. Aliás, o que seria melhor, musculação ou treinamento funcional? Especialistas ressaltam que ambas as estratégias reúnem benefícios. O estilo de vida do aluno vai determinar a preferência. Confira os benefícios das modalidades.

>> Para mais notícias confira o Blog Vida Fit

MUSCULAÇÃO

De acordo com os especialistas em educação física, a musculação pode ser feita tanto para acelerar o emagrecimento, aumentar a massa muscular quanto para evitar e tratar diversos problemas de saúde. Só para ilustrar, uma pessoa que treina, ao menos três vezes por semana, durante 60 minutos, pode conseguir os seguintes benefícios:

Ter músculos durinhos e tonificados

Aumentar a resistência óssea

Melhorar o condicionamento respiratório e cardíaco

Queimar gordura corporal

Sob o mesmo ponto de vista, para conseguir a hipertrofia, o recomendado é ter bom senso. Seguir a orientação e acompanhamento profissional, respeitando os intervalos entre um exercício e outro para que o corpo possa descansar e ajustar o metabolismo bem como a liberação de hormônios.

TREINAMENTO FUNCIONAL

Durante o treinamento funcional o corpo passa por uma série de atividades que simulam a rotina diária. Dessa maneira os acessórios como medicine ball, plataforma de equilíbrio e minitrampolim são usados para aumentar a precisão de movimentos como: correr, pular, equilibrar, escalar e andar. Além da definição muscular os praticantes de treinamento funcional conquistam outros benefícios depois de algum tempo. Os principais são:

Otimizar a coordenação motora

Acelerar o metabolismo

Aumentar a flexibilidade

Fortalecer os músculos do CORE (região que compreende abdômen, lombar e pélvis)

Proporcionar ganho de força e resistência muscular

Vale a pena lembrar que, justamente, por usar tantas nuances, o treinamento funcional frequentemente é incluído na rotina de atletas. Essa prática pode ser feita por indivíduos de todas as idades uma vez que as aulas unem princípios da fisioterapia e reabilitação corporal em exercícios que fortalecem articulações, ligamentos e tendões. Em suma, o desenvolvimento da consciência corporal reduz os riscos de lesões e problemas relacionados ao sedentarismo e excesso de peso.

Últimas notícias