corrida de rua

Treinadores apontam os benefícios da corrida de rua para a saúde

Treinadores especializados em corrida explicarm os benefícios da corrida de rua para a saúde dos atletas iniciantes e veteranos

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 28/01/2020 às 8:12
Divulgação
Treinadores especializados em corrida explicarm os benefícios da corrida de rua para a saúde dos atletas iniciantes e veteranos - FOTO: Divulgação
Leitura:

Corrida de rua já está consolidado como um dos esportes mais populares do Brasil. Não à toa, milhares de atletas amadores ganham as ruas no final de semana para cumprir as planilhas de treino e, posteriormente, participar de uma prova-alvo. São metas estabelecidas para o esporte, mas que cada vez mais ganham força e espaço na rotina das pessoas. Ismael Marques, Paula Pinheiro e Inaldo Alves, três treinadores especializados em corrida, apontaram os benefícios da modalidade para iniciantes e veteranos.

CAPACIDADE CARDÍACA

O profissional de educação física Ismael Marques fala sobre a condição cardiorrespiratória. “Corrida traz benefícios para a nossa capacidade cardíaca. Como o coração é um órgão de contrações involuntárias e está sempre se movimentando, ele precisa ser exercitado. Dessa forma, a intensidade da corrida faz o coração bombear mais sangue para o corpo e, consequentemente, resultar em hipertrofia para o órgão. O resultado desse processo é a melhoria da capacidade cardíaca, além da capacidade de produzir menos batimentos por minuto. O coração do corredor consegue suportar a prática esportiva por mais tempo e com mais eficiência, retardando a fadiga e o cansaço”, explicou o profissional.

ANTI-DEPRESSIVO NATURAL

Já a treinadora Paula Pinheiro apontou o esporte como um anti-depressivo natural, destacando que os benefícios vão além da questão estética. “Além de ser um esporte extremamente democrático, a corrida proporciona inúmeros benefícios para a saúde. Correr transcende a transformação física. O esporte toca em algo mais profundo como a autoestima e confiança, ajudando as pessoas na forma como enxerga e valoriza a vida. O esporte configura o antidepressivo natural. Durante a corrida o corpo aumenta os níveis de neurotransmissores como serotonina, dopamina, endorfina no cérebro, que são responsáveis pelo bem-estar e euforia pós atividade. Ela não só libera neurotransmissores que provocam essa sensação como ajuda a expelir no sangue uma substância conhecida como quinurenina, que é acumulada no corpo em períodos de estresse e está relacionada à depressão”, ensinou.

CICLO DE AMIZADES

Por fim, o treinador Inaldo Alves lembrou um ponto muitas vezes esquecido do esporte praticado em grupo: a socialização. “A corrida tem diversos benefícios, entre eles estão os benefícios para a saúde que são melhora na aptidão cardiorrespiratória, melhora nos índices de colesterol, proporciona bem-estar psicológico e também os benefícios sociais, que por muitas vezes são esquecidos, mas são os principais. Isso porque a corrida proporciona a abertura de diversos ciclos de amizades. Tem gente que busca a corrida como uma forma de terapia e, a partir daí, amizades são construídas e permanecem até mesmo quando há uma pausa na prática esportiva. Esses vínculos permanecem”, concluiu.

 

Últimas notícias