Arruda

Santa Cruz vai enfrentar o Mogi e não mais o Betim

Tricolor pega clube paulista segunda-feira depois que a CBF puniu clube mineiro

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/10/2013 às 13:38
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Tricolor pega clube paulista segunda-feira depois que a CBF puniu clube mineiro - FOTO: Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Leitura:

O adversário do Santa Cruz no mata-mata, segunda fase da Série C do Brasileiro, não é mais o Betim. O tricolor, agora, vai enfrentar o Mogi Mirim, na segunda-feira (21), às 18h (horário do Recife), na cidade do mesmo nome no interior de São Paulo. A medida foi tomada pela Confederação Brasileira (CBF), no início desta tarde de quinta-feira (17/10) e publicada no seu site oficial atendendo uma decisão da Fifa de tirar seis pontos do clube mineiro.

Com a punição o Betim, que foi o quarto colocado com 28 pontos no Grupo B, caiu para sexta colocação com 22. Assim, o Mogi Mirim, quinto com 27, assumiu o lugar do clube mineiro.

A delegação tricolor estava pronta para embarcar para Belo Horizonte às 15h desta quinta-feira para o jogo que seria sábado (19) diante do Betim, na cidade de Sete Lagoas, na Arenda do Jacaré. O time treinou pela manhã, no Arruda, o técnico Vica definiu a escalação, deu entrevistas, mas depois tudo mudou e os jogadores voltam treinar nesta tarde, no Arruda.

O clube também terá de modificar toda a programação de viagem. Ao mesmo tempo, o técnico  tricolor, que vinha preparando o time para enfrentar o Betim, também terá de refazer os treinamentos com a mudança do adversario.

NOVO CASO
Na verdade, é uma nova punição ao Betim e que envolve o não pagamento ao The Strongest, da Bolívia, do atacante Pablo Escobar. O clube boliviano, por isso, recorreu à Fifa. A entidade deu parecer favorável aos bolivianos e como os mineiros não pagaram a débito foi recomendada a perda de seis pontos.

"Acatando a decisão da Fifa, a CBF retira seis pontos do Betim/MG, na tabela do Campeonato Brasileiro da Série C 2013. Em consequência, o Mogi Mirim substitui o Betim nas quartas de final da competição", informou a CBF em nota oficial.

O primeiro caso envolveu o Nacional da Ilha da Madeira, de Portugal, quando o clube ainda era o Ipatinga e não teria pago a transação envolvendo o lateral Luisinho, em 2006. Os portugueses foram a Fifa, que solicitou a punição do hoje Betim (sucessor legal do Ipatinga) com a perda de seis pontos e eliminação da Série C. A CBF alegou que não poderia punir o seu filiado devido a uma liminar na Justiça Comum. O que não ocorre no caso com o clube boliviano.

O caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). No 19 de setembro, o STJD optou por unanimidade, não excluir o Betim da Série C. A exemplo da CBF, o Tribunal alegou que o caso corria na Justiça Comum e não poderia entrar no mérito da decisão de o clube perder seis pontos. Mesmo assim, o STJ puniu o Betim com o pagamento de multa de R$ 15 mil por todas as ações no processo.

O STJD também suspendeu o presidente Itair Machado até que ele retirasse o processo da Justiça Comum. O que ainda não ocorreu. Assim, até o momento, quem responde pelo clube oficialmente é o vice-presidente Jader Moreira.

Últimas notícias