história

Relembre o 'time de garotos' de Nereu Pinheiro, que subiu o Santa Cruz à Série A em 1999

Nereu assumiu um Santa Cruz cheio de medalhões, priorizou a base e conseguiu um dos acessos mais improváveis da história

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 12/12/2019 às 10:02
Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem
Nereu assumiu um Santa Cruz cheio de medalhões, priorizou a base e conseguiu um dos acessos mais improváveis da história - FOTO: Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem
Leitura:

A morte de Nereu Pinheiro, em decorrência a um tumor na cabeça, fez chorar o futebol de Pernambuco. O treinador tem trabalhos importantes no Sport, mas foi no Santa Cruz que Nereu conseguiu a maior conquista de sua carreira. Ele subiu o time tricolor à Série A em 1999 com um time recheado de garotos. E, coincidentemente, acabou falecendo exatamente no dia em que a conquista completa 20 anos.

Naquele ano, o Santa Cruz montou um time com medalhões, inclusive com a presença do argentino Mancuso, do meia Luis Carlos e do atacante Camanducaia. Mas a temporada não foi positiva para o Tricolor. Foi derrotado pelo Sport no Estadual e caminhava para um rebaixamento à Série C. Foi então que Nereu assumiu a equipe coral, apostando nos jovens da base. A Série B de 20 anos atrás apresentava outro formato. No mata-mata, o Santa Cruz superou o São Caetano e, no quadrangular final, conseguiu o acesso junto com o Goiás, que foi o campeão. Bahia e Vila Nova permaneceram na segunda divisão. 

Veja o time-base coral:

Nilson, Arley, Tinho, Janduir e Marquinhos; Hélder(Eleomar), Marcílio, Marcelinho e Márcio Allan; Valdomiro (Toninho) e Cláudio Millar (Baiano).
Técnico: Nereu Pinheiro

"Nereu é uma lenda vida. Passou por grandes clubes e vai deixar o saudade enorme. A Federação (Pernambucana de Futebol) lamenta muito a morte de Nereu e vai tomar todas as medidas protocolares para prestarmos a homenagem que ele merece", pontuou o presidente da FPF, Evandro Carvalho.  

Homenagem tricolor

O Santa Cruz usou as redes sociais para homenagear o ex-técnico e lembrar o grande feito que marcou a história do clube.

Últimas notícias