polêmica

Flamengo usa hashtag citando sete Brasileiros

Há 30 anos, o título de 1987 é motivo de polêmica entre Sport e Flamengo

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 28/11/2019 às 20:05
Foto: Reprodução/Twitter
Há 30 anos, o título de 1987 é motivo de polêmica entre Sport e Flamengo - FOTO: Foto: Reprodução/Twitter
Leitura:

O Flamengo recebeu a taça de campeão Brasileiro 2019 na noite desta quarta-feira (27), após a vitória por 4x1 sobre o Ceará, no Maracanã. Além do troféu, os jogadores do time rubro-negro receberam as medalhas. Em suas redes sociais oficiais, o clube carioca usou uma hashtag que cita a conquista de sete títulos, reascendendo a polêmica com o Sport sobre um dos títulos.

Os posts dos lances do jogo no Twitter e os vídeos da comemoração em seguida estavam acompanhados da hashtag #OBrasileiroJaGanhamos7. Na conta do Flamengo, o clube venceu as edições de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e 2009, fazendo até uma medalha comemorativa com a lista.

Mas, o título de 1987 é bastante controverso. A polêmica que já se arrasta por três décadas começou porque o Sport foi reconhecido como campeão do Brasileiro daquele ano. Tudo porque a CBF estava mal financeiramente e deixou que os clubes organizassem a competição daquela temporada.

O Clube dos 13, composto por Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco, organizou a Copa União. A entidade maior do futebol brasileiro interferiu e criou o Módulo Amarelo, onde estava o Sport.

No grupo da CBF, Sport e Guarani foram os finalistas, enquanto Flamengo e Internacional encabeçaram o Módulo Verde. Mas, o carioca e o gaúcho se recusaram a jogar o mata-mata. Assim, com o jogo entre Leão e Bugre, o time pernambucano se sagrou campeão, tanto que disputou a Libertadores da América no ano seguinte.

Em 2018, o Supremo Tribunal de Justiça (STF) deu ganho de causa ao time pernambucano e arquivou o processo. A CBF sugere uma divisão do título. Tanto que, só nesta semana, a entidade já evitou chamar o Flamengo de heptacampeão brasileiro e depois voltou atrás.

O presidente do Sport Milton Bivar já se pronunciou sobre o caso no último domingo (24), dia da conquista dos cariocas, ressaltando que não há mais o que discutir. “O que vale é o que está na Justiça. Nesse aspecto, não tem como impedir um torcedor ou um dirigente de falar. Legalmente, podemos nos defender quanto a opiniões das instituições. Não é possível que em uma país democrático como o nosso a decisão do Judiciário não seja respeitada”, afirmou na ocasião.

Últimas notícias