torcidas organizadas

'Infeliz e criminosa', diz promotor sobre declaração do presidente da FPF

Promotor do Ministério Público de Pernambuco Ricardo Coelho falou que a declaração do presidente da Federação Pernambucana de Futebol foi infeliz e criminosa

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 05/02/2020 às 12:01
Acervo JC Imagem
Promotor do Ministério Público de Pernambuco Ricardo Coelho falou que a declaração do presidente da Federação Pernambucana de Futebol foi infeliz e criminosa - FOTO: Acervo JC Imagem
Leitura:

O promotor do Ministério Público do Estado (MPPE) Ricardo Coelho, responsável pela ação civil pública que pedia a extinção das torcidas organizadas dos estádios de Pernambuco, falou que falta vontade política para proibir de uma vez por todas a presença das uniformizadas nos jogos do Recife. Em entrevista ao programa Bate Rebate da Rádio Jornal, o promotor revelou que a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) precisa ter vontade política para enfrentar o problema e garantir punição para essas facções. Ricardo Coelho ainda comentou a declaração polêmica dada pelo presidente da entidade, Evandro Carvalho. O mantário disse que os envolvidos na confusão da última segunda-feira deveriam ser executados.

INFELIZ E CRIMINOSA

"Declaração infeliz e criminosa a medida que incita a prática de crime e execução e ela deve ser objeto de responsabilização. Uma pessoa que ocupa um cargo de tamanha relevância e importância não pode falar esse tipo de afirmação a medida que estimula a prática criminosa. Isso está na lei penal. O que deve haver é o afastamento da política do futebol. Medidas extremas como esta sugerida não cabe. O que cabe é o rigor da FPF, vontade política de enfrentar o problema. Do MP de ser um condutor desses processo para que tenhamos mais respostas efetiva já que esse problema foi vencido em outros estados e até no exterior", observou Ricardo Coelho, que ainda lembrou que FPF esteve a favor das uniformizadas na época em que ele liderou a ação que pedia extinção das torcidas.

OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

O promotor também explicou que há punição eficiente para os crimes, mas o problema é forma como as ações são interpretadas por parte das autoridades. "Falando francamente falta vontade política. Porque um ato da Federação Pernambucana pode proibir a entrada das torcidas organizadas nos estádios.  Por que esse ato nunca foi baixado? Uma decisão judicial numa ação que já existe e está em curso na Justiça também poderia proibir. Essas decisões são políticas e elas não vieram. A Federação recusou a recomendação do MP par que essas torcidas fossem proibidas. A legislação pode ser interpretada de forma branda ou de forma mais rígida. Se você considera que os tumultos são provocadas pelas torcidas são crimes de menor potencial ofensivo, a penalidade aplicada será branda e o meliante será libertado. Vai dar cesta básica e estará novamente no jogo. Mas você pode dar uma interpretação mais rígida e entender que houve furto, roubo, tentativa de homicídio, lesão corporal. Não são crimes de menor potencial ofensivo. Eu particularmente acho que não existe normas brandas, falta interpretação adequada", concluiu.

Últimas notícias