COLUNA SUA CASA

O desafio do déficit habitacional em Pernambuco

Veja comentário sobre esse e outros assuntos do mercado imobiliário

Emídia Felipe
Cadastrado por
Emídia Felipe
Publicado em 19/12/2013 às 10:00
Leitura:

Estudo recente do Ipea mostra que Pernambuco tem o segundo menor déficit habitacional do Nordeste, com 8,3% dos domicílios em alguma situação prejudicial aos moradores – muita gente morando em um lugar só, moradias sem condições de habitação ou aluguel caro demais. Os dados são baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, entre os anos de 2007 e 2012. No Nordeste, ficamos atrás somente da Bahia, com 7,9%; e estamos abaixo da média nacional, de 8,5%. Embora os dados não sejam de 2013, são os mais recentes e servem de base para todos os profissionais, entidades e empresas do setor imobiliário - de instituições de pesquisa a bancos e construtoras. O dado aponta que saímos de um déficit de 10,4% em 2007 para 8,3% no ano passado. Porém, mais de 232 mil famílias pernambucanas ainda precisam de moradia digna, especialmente nas camadas mais populares. Esperamos que as políticas públicas, em todas as esferas, e os investimentos do Minha Casa, Minha Vida, mudem essa situação. 

Para corretores
Está disponível para download o Manual de Boas Práticas na Intermediação de Compra e Venda de Imóveis, do Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP), voltado para corretores. Clique aqui para fazer o download.

IGP-M avança
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que guia os contratos de aluguel, continua acelerado: avançou 0,54% na segunda prévia de dezembro, acima da alta de 0,30% no mesmo período do mês anterior. Em 12 meses, o acúmulo é de 5,45%.

Feicon em SP
Profissionais e empresários da construção civil já estão atentos à edição nacional da Feicon Batimat, que será realizada entre os dias 18 e 22 de março, em São Paulo. Um dos maiores eventos do setor da América Latina, a feira deverá reunir mais de mil expositores. 

Mais eventos
E por falar em eventos, o site Piniweb reuniu, além da Feicon Batimat, outros quatro grandes eventos do setor da construção civil no Brasil, Estados Unidos e China. Produtos, serviços, novas tecnologias e debates estão na pauta. Veja a lista: 

Curso para formar mestres de obras
Interessados em uma das funções mais procuradas nos canteiros de obras devem ficar atentos. A escola Concretta abriu inscrições para o curso de mestre de obras, com início em fevereiro e duração de 18 meses. A matrícula custa R$ 100 e as mensalidades R$ 299. Mais informações: 3039-8585.

Rio Ave fala sobre 2014 em vídeo
A Rio Ave divulgou um vídeo com o balanço de 2013 e perspectivas para 2014, com o diretor Álvaro Ferreira. 

 

Tok&Stok já anunciou liquidação
Essa é para quem está ansioso para renovar a casa: a partir do dia 7 de fevereiro, a Tok&Stok faz seu Bota Fora Verão, com descontos de até 70%.

Nova linha na Caixa
Vale lembrar que a Caixa Econômica Federal transformou o Crédito Aporte Caixa em Crédito Imóvel Próprio Caixa. Agora, com seis meses após a contratação, o cliente terá direito a novas liberações de crédito caso não use o valor total aprovado. Essa contratação, sem necessidade de novo registro em cartório e sem destinação específica, terá como garantia o imóvel do próprio cliente. A linha é conhecida no mercado como home equity ou refinanciamento de imóveis.

Dallas comemora vendas do Golden
A Construtora Dallas comemora as vendas de seus últimos dois lançamentos: o Golden City e o Golden Island. Localizados em Boa Viagem e na Tamarineira, os empreendimentos já estão com 90% das suas unidades comercializadas. Ambos são compactos, no estilo home service, especialidade da Dallas.

Últimas notícias