Coluna

Decorando: Recife e sua Art Déco diferenciada

Tese de aluna da UFPE identifica peculiaridades do estilo na cidade. Confira mais novidades:

Do caderno de Imóveis
Cadastrado por
Do caderno de Imóveis
Publicado em 08/07/2015 às 7:38
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Tese de aluna da UFPE identifica peculiaridades do estilo na cidade. Confira mais novidades: - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Originado no início do século 20 na Europa, o estilo Art Déco das casas construídas no Recife neste período tem características diferenciadas. A constatação foi publicada na tese de Stela Gláucia Alves Barthel, aluna da Pós-Graduação em Arqueologia da UFPE, que apurou que mais de 35% dessas construções recifenses destoam do estilo, índice considerado alto pela autora. Para analisar essas peculiaridades, as edificações da cidade receberam uma classificação específica de acordo com as atributos apresentados. Um exemplo é a sede do Clube Náutico, no bairro dos Aflitos (Zona Norte do Recife). O Art Déco é conhecido pelo uso de formas arredondadas, e foi reproduzido na decoração, moda e design industrial.

 

Novo showroom

O bairro de Boa Viagem (Zona Sul do Recife) ganhou mais um endereço de mobiliário de alto padrão. A recém-aberta Amonati vende móveis de marcas italianas como Moroso, Diesel, Bonaldo, B Contract, Gaber e Pedrali, com peças de design assinado e estofado anti chamas. A loja fica na Rua Coronel Benedito Chaves, nº 188.

 

Para o trabalho

No Pina (Zona Sul da capital), a novidade é a paranaense Tecnoflex, indústria de mobiliário corporativo. A loja de 200 m² na Avenida Conselheiro Aguiar, nº 576, traz opções de móveis, cadeiras, divisórias e arquivos para ambientes de trabalho. Além do Recife, a marca abriu unidades em Salvador, Aracaju, Paraíba e Belém.

 

Mais proteção e cores no inverno

Neste tempo chuvoso, a Iquini divulga a linha de tintas contra bactérias, mofos e fungos Diacryl Tripla Ação. O produto conta com 18 opções de cores, que podem formular mais de mil tons.

 

» Vitrine

A tendência vintage resgatou a popularidade do uso de ladrilhos na decoração. Atento a isso, o grupo Villagres está investindo na sua marca Santa, que dá nome à fábrica de produção exclusiva de ladrilhos. A coleção investe principalmente na releitura do revestimento com cores primárias e referências aos azulejos portugueses. Os produtos podem ser conferidos no site www.santaladrilhos.com.br.

Para combinar com as estampas dos ladrilhos usados em casa, vale apostar em móveis lisos, para evitar o “excesso de informação visual”. Se as peças forem usadas na cozinha ou sala de jantar, a combinação pode ficar com a cadeira Carioquinha – à venda na loja online Submarino (www.submarino.com.br) por R$ 199. Ela está disponível em seis cores: laranja, roxo, amarelo, vermelho, azul e azul oceano.

Mas o uso desse revestimento especial não está mais restrito à cozinha ou às áreas externas da casa. Se aplicado em outros ambientes, como a sala de estar ou quarto, uma opção pode ser a poltrona Tais, de Sarja na cor pink, disponível por R$ 749 na loja online Shoptime, no site www.shoptime.com.br.

Últimas notícias