Polêmica

Eddie está fora da folia de Olinda. Prefeitura nega retaliação

Programação oficial não foi divulgada, mas banda já sabe que não tocará na cidade

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 29/01/2015 às 13:20
NE10
Programação oficial não foi divulgada, mas banda já sabe que não tocará na cidade - FOTO: NE10
Leitura:

Fãs da Eddie vão ter que se contentar com o show no Alto José do Pinho, no domingo de Carnaval, e talvez mais algum no interior. A banda que criou o Original Olinda Style e faz música de Carnaval inspirada na folia da cidade está fora da programação pela primeira vez em mais de 15 anos. A confirmação veio através de uma troca de e-mail entre o produtor da Eddie, José Oliveira, e o diretor de Cultura, Pepe Jordão. A programação deve ser anunciada na próxima semana.

“Prefeitura de Olinda, como explicar a ausência da banda que mais canta e representa Olinda pelo Brasil afora, na Programação do Carnaval da própria cidade? As opiniões políticas e públicas dos músicos da banda não podem de jeito nenhum recair sobre a banda”, postou a Eddie em sua página oficial no Facebook. Em sua página pessoal, o guitarrista e vocalista Fábio Trummer também comentou: “ Eddie não foi convidada pra tocar no carnaval de Olinda pela prefeitura, logo a gente que faz músicas de carnaval inspiradas na folia da cidade, e leva essa atmosfera nas nossas apresentações mundo afora, triste pra mim, mas pelo menos vamos tocar no Recife e outras cidades do estado, vamos todos!”

 

A Eddie resolveu tornar pública a situação a não ter sido contatada para o Carnaval. Há quem veja uma retaliação por parte do prefeito Renildo Calheiros, uma vez que a banda reclamou publicamente do tratamento que recebeu no palco o ano passado e da demora no pagamento dos cachês (só receberam em outubro). Além disso, os músicos discordaram do projeto da prefeitura sobre o fechamento dos bares de Olinda. “Eddie não está no Carnaval de Olinda, mas não há retaliação alguma”, afirma Pepe Jordão.

A prefeitura de Olinda alega que tem que adequar a demanda à verba do Carnaval (que ainda não foi divulgada). “Essa demanda de palco veio muito por causa do modelo do Recife. Nosso esforço maior é Carnaval de rua, bloco e cortejo. A prefeitura recebeu 625 propostas para 112 shows. Queremos oxigenar o Carnaval com atrações que estão com novos trabalhos, como a Bonsucesso Samba Clube, de Rogerman, que vai lançar o disco na abertura. Estamos trazendo também Erasto Vasconcelos e dando oportunidade a artistas que não foram incluídos na programação do Recife”, explicou.

Entre as novidades deste ano em Olinda também está a participação de Naná Vasconcelos no encerramento da folia, na Terça-feira Gorda. O Conxitas, por sua vez, vai fazer show no palco do Varadouro, que foi ampliado, seguido de arrastão pelas ruas da cidade. Ja o Maracatu Nação Pernambuco comemora seus 25 anos durante o Carnaval, garantiu Pepe Jordão.

Para José Oliveira, a Eddie deveria estar na programação do Carnaval por merecimento. “A Eddie é uma banda que hoje faz tantos shows quanto Nação Zumbi e Otto. Foram mais de 50 apresentações do ano passado, divulgando a música e a cidade de Olinda, mais do que qualquer outra banda ou artista”, diz José Oliveira. “Além disso, o público esperava ver a Eddie tocar no Carnaval”. Para ele, era natural que a banda reclamasse do atraso no pagamento dos cachês. “O dinheiro dos patrocínios do Carnaval entra na conta única do município, que termina usando a verba para outras prioridades, quando deveria haver há uma conta específica para pagar essas despesas”, afirma o produtor. “Há um clima de tensão entre os moradores e a gestão atual da prefeitura por causa da questão dos bares, dos camarotes e dessa retaliação.”

RACIONAIS MC’S

O grupo de rap paulista Racionais MC’s confirmaram em seu site, na quarta-feira, o show no domingo de Carnaval, no Polo Casa Amarela, no Recife, às 23h40, encerrando o mimimi sobra sua participação.


Últimas notícias