SAÚDE

CFM lança protocolo da cirurgia plástica

Documento consiste em uma série de informações que deverão ser passadas pelo médico ao paciente antes da operação

Agência Estado
Cadastrado por
Agência Estado
Publicado em 12/05/2011 às 23:44
Leitura:

BRASÍLIA - A consulta entre pessoas interessadas em fazer cirurgia plástica e o médico agora será guiada por uma espécie de check list. O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou hoje um protocolo da cirurgia, com informações mínimas que têm de ser passadas para o paciente e cuidados que profissionais devem adotar em todas as fases do procedimento: desde a primeira consulta até a alta. A expectativa é de que o documento ajude a reduzir as queixas feitas por pacientes contra profissionais.

Fruto de mais de dois anos de discussões da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do CFM, o protocolo indica o básico. Por exemplo, que médicos têm de informar como e onde a cirurgia vai deixar cicatriz, a necessidade ou não do uso de dreno depois da operação, ou o telefone, para que o paciente possa encontrá-lo depois de deixar o hospital.

Objetivo do conselho é reduzir o número de queixas dos pacientes contra os profissionais

Além de informações simples, o protocolo traz ainda dados sobre os cuidados do pré-operatório, as medidas adotadas na sala cirúrgica e justificativa caso tenha ocorrido uma mudança de planos iniciais - como a técnica ou extensão da operação feita no paciente.

O protocolo estará disponível no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e, dentro de aproximadamente um mês, deverá ser adotado pelos profissionais. O documento, preenchido em duas vias (uma para o paciente, outra para o médico), no entanto, não deverá substituir o prontuário médico, obrigatório.

Além de melhorar a informação, o documento vai ajudar a reduzir o número de aventureiros nessa área

, avalia o cirurgião plástico Antonio Pinheiro, integrante do comitê do CFM.


Uma pesquisa feita em São Paulo durante 2006 e 2007 indica que 90% dos médicos alvo de reclamações de pacientes não eram especialistas em cirurgia plástica.

Últimas notícias