aeroportos

PF detém invasão de área próxima a aeroporto de Manaus

Invasores entenderam risco e deixaram o local pacificamente

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 22/06/2011 às 17:32
Leitura:

MANAUS - Durou menos de oito horas uma invasão de cerca de 150 pessoas em uma área próxima à cabeceira da pista do Aeroporto Eduardo Gomes em Manaus (AM). No início da tarde desta quarta (22), a Polícia Federal convenceu os invasores a saírem da área, alegando o perigo à segurança dos voos.

"Saíram pacificamente, porque explicamos que o acúmulo de restos de comida poderia atrair urubus e até derrubar um avião", disse o delegado Rafael de Bona.

Na semana passada, cerca de 500 pessoas foram retiradas de uma área de proteção ambiental, na zona oeste de Manaus, batizada de José de Alencar, e se espalharam em invasões em oito pontos da cidade, segundo a assessoria da prefeitura. A administração municipal alega que a maioria dos invasores têm casas e estariam tentando "criar um fato político".

Um dos líderes da invasão, Paulinho Silva, disse que eles escolheram a área do aeroporto para tentar chamar a atenção das autoridades, "que sempre passam por ali". "A gente não queria sair, mas entendemos o argumento da polícia, e queríamos agora ficar na frente da prefeitura", disse.

A administração do aeroporto forneceu dois caminhões para retirar as pessoas e os barracos do local, levando os invasores para uma área verde na Avenida do Turismo, a cerca de cinco quilômetros do aeroporto. Segundo a assessoria da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), eles não poderiam deixá-los em frente à prefeitura.

Últimas notícias