ILEGAL

Apreendidas toneladas de peixes tirados do Rio Tietê

Na região de Anhembi, centenas de pescadores profissionais vivem da pesca no Rio Tietê

Agência Estado
Cadastrado por
Agência Estado
Publicado em 01/11/2011 às 16:04
Leitura:

Mais de duas toneladas de peixes de várias espécies capturadas no Rio Tietê foram apreendidas pela Polícia Militar Ambiental no final da noite da segunda-feira (31), no município de Anhembi (SP). A apreensão ocorreu horas antes de ter início o defeso - um conjunto de restrições à pesca por causa da piracema, período de reprodução das espécies.

Os policiais abordaram o caminhão numa rodovia da região. Ao verificar a carga, eles constataram que exemplares de algumas espécies como corimbatá, piava e corvina eram de pequeno porte, em desacordo com a legislação. A forma de transporte também estava irregular. O pescado seria comercializado na capital.

O condutor foi levado para a Delegacia da Polícia Civil de Anhembi e recebeu multa no valor de R$ 2,05 milhões. Ele poderá entrar com recurso. Os peixes apreendidos foram entregues ao zoológico de Piracicaba e serviriam de alimento para os animais. O período da pesca controlada, em razão da piracema, começou nesta terça (1°) e vai até o dia 28 de fevereiro.

Na região de Anhembi, centenas de pescadores profissionais vivem da pesca no Rio Tietê. Durante a piracema, a pesca embarcada, com redes, é proibida em toda a extensão do lago formado pela barragem de Barra Bonita. Também não se pode pescar com qualquer equipamento a 1.500 metros rio acima ou abaixo da barragem. A multa pode chegar a R$ 15 mil, dependendo do tipo de infração.

 

Últimas notícias