diplomacia

Patriota cobra transparência dos EUA

Ministrou revelou, ainda, que o Itamaraty apoia a retomada das negociações de paz entre israelenses e palestinos

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 13/08/2013 às 16:09
Foto: Antonio Cruz/ABr
Ministrou revelou, ainda, que o Itamaraty apoia a retomada das negociações de paz entre israelenses e palestinos - FOTO: Foto: Antonio Cruz/ABr
Leitura:

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, recebeu nesta terça-feira (13) o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e afirmou que pediu informações sobre as atividades da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), que teria interceptado informações, por meio de chamadas telefônicas e e-mails, de brasileiros. "Hoje, enfrentamos um novo desafio na relação (dos dois países): as notícias de interceptação de comunicação de brasileiros", disse o ministro.

"Esse processo de esclarecimento não é um fim em si mesmo", disse. "Esclarecimentos estão sendo solicitados e ouvi-los não significa aceitar o status quo." 

Patriota cobrou transparência dos americanos. "Consideramos que os EUA não encontrarão melhor parceiro no combate ao terrorismo, na medida em que as informações sejam levadas a cabo de forma transparente", concluiu.

ISRAEL E PALESTINA - Em declaração conjunta com o secretário de Estado norte-americano, Patriota disse também que o Brasil apoia a retomada das negociações de paz entre israelenses e palestinos. O ministro disse esperar que resultados apareçam das conversas dentro de noves meses. 

"Congratulamos os esforços que deverão levar a um processo que esperamos que, dentro de nove meses, levem a resultados", disse Patriota na declaração conjunta com Kerry.

Últimas notícias