Crise Hídrica

Nível de cinco dos principais mananciais de São Paulo cai nesta segunda

De acordo com boletim divulgado pela Sabesp, o nível do sistema Cantareira baixou 0,1 ponto percentual e opera com 7% de sua capacidade

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 05/01/2015 às 10:46
Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
De acordo com boletim divulgado pela Sabesp, o nível do sistema Cantareira baixou 0,1 ponto percentual e opera com 7% de sua capacidade - FOTO: Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Leitura:

Com a falta de chuva, o nível de cinco dos seis principais reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo caiu nesta segunda-feira (5) em relação ao dia anterior.

De acordo com boletim divulgado pela Sabesp, o nível do sistema Cantareira baixou 0,1 ponto percentual e opera com 7% de sua capacidade. Nos últimos três dias, o Cantareira havia permanecido estável.

O reservatório é responsável pelo atendimento de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo e já opera com a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).

O nível do Alto Tietê, que também está em estado crítico, também baixou 0,1 ponto percentual em relação ao dia anterior e opera com 11,8% de sua capacidade.

O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. Com a adição do volume morto no dia 14 de dezembro, o sistema ganhou volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

O nível do reservatório Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, foi o que registrou a maior queda: 0,7 ponto percentual em relação ao dia anterior e opera com 30,4% de sua capacidade nesta segunda.

A represa de Guarapiranga, que fornece água para 4,9 milhões de pessoas, registrou queda 0,3 ponto percentual em relação ao dia anterior e opera com 40% de sua capacidade. Já o nível do sistema Alto de Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas, baixou 0,1 ponto percentual e opera com 30,8% de sua capacidade.

De acordo com a Sabesp, o reservatório de Rio Grande, que atende a 1,2 milhão de pessoas, opera com 72,1% de sua capacidade após subir 0,1 ponto percentual em relação ao dia anterior.

A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.

Últimas notícias