"Sorriso do Bem"

Dentista de Brasília é eleito "o melhor do mundo" por ONG

Eric Franco, oferece tratamento odontológico gratuito para jovens de baixa renda de 11 a 17 anos

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 08/11/2015 às 8:41
Foto: Divulgação/ Turma do Bem
Eric Franco, oferece tratamento odontológico gratuito para jovens de baixa renda de 11 a 17 anos - FOTO: Foto: Divulgação/ Turma do Bem
Leitura:

A ONG Turma do Bem premiou Eric Franco, 38, como o "Melhor Dentista do Mundo", de 2015. O representante de Brasília recebeu o prêmio no início da madrugada deste domingo (8), na décima edição do prêmio "Sorriso do Bem", que homenageou os profissionais que mais se destacaram na maior rede de voluntariado especializado do mundo.

Além de oferecer tratamento odontológico gratuito para jovens de baixa renda de 11 a 17 anos, Franco, que também é professor, impulsionou o projeto Estudantes do Bem, que engaja, forma e integra jovens de universidades de Brasília à iniciativa. Na cidade, ele captou doações e integrou mais de 40 dentistas à rede.

"A melhor coisa da odontologia é devolver o sorriso das pessoas, porque é por ele que é expresso o sentimento mais bonito do ser humano. São nas maiores alegrias da vida que sorrimos. Transformar o sorriso de uma pessoa é deixá-la marcada para sempre", diz Franco.

Há seis anos no projeto, o periodontista foi eleito por um júri, composto por membros da sociedade civil, entre um grupo de 16 mil dentistas voluntários, espalhados por 12 países da América Latina e Portugal, que compõem a Turma do Bem.

"Fazemos pelos outros o que faríamos pelos nossos filhos. A saúde bucal para o jovem é muito importante, interfere na inserção social e até no desempenho escolar", contou o dentista.

"Eric foi escolhido por ser professor e diretor universitário e por ter colocado uma disciplina sobre terceiro setor dentro do curso de odontologia levando à discussão para dentro da sala de aula", disse Fábio Bibancos, dentista e presidente voluntário da Turma do Bem.

Além de Eric, o evento também premiu outros quatro profissionais de destaque: Selma Rocha Santos (Curitiba - PR), Leonardo Costa (Salvador - BA), Tassimara Alves Davi (Taiobeiras - MG) e Bratson Farfán (Lima - Peru).

O projeto Dentistas do Bem, realizado pela ONG, oferece tratamento gratuito a jovens de baixa renda com idade entre 11 e 17 anos e a mulheres vítimas de violência doméstica.

"O perfil dos nossos beneficiários é de negros, mulheres, pessoas pobres e imigrantes que raramente ou nunca foram a um consultório odontológico", contou Bibancos.

Em 13 anos de atuação, a Turma do Bem já atendeu 58 mil jovens. A ONG foi fundada pelo dentista Bibancos, vencedor do Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha em parceria com a Fundação Schwab, em 2006.

"Desde que eu ganhei o Prêmio Empreendedor Social os resultados da Turma do Bem são outros. Foi uma chancela para nós", disse Bibancos.

DEBATES

Ao longo dos últimos cinco dias, a Turma do Bem mobilizou a pequena cidade de São Bento do Sapucaí, interior paulista, em um evento que reuniu os 400 dentistas que mais se destacaram na rede este ano.

Profissionais de diferentes áreas, como o arquiteto e escrito Juan Pablo Escobar, filho do lendário narcotraficante colombiano Pablo Escobar, a consulesa francesa em São Paulo, Alexandra Loras e o político e médico sanitarista Eduardo Jorge, entre outros, levaram ao evento debates sobre drogas, racismo e saúde.

Últimas notícias