Amazonas

67 presos foragidos após rebeliões já foram recuperados em Manaus

No total, 184 presos fugiram das penitenciárias do estado entre os dias 1º e 2 de janeiro

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 07/01/2017 às 19:38
Foto: HO / SESIP / AFP
No total, 184 presos fugiram das penitenciárias do estado entre os dias 1º e 2 de janeiro - FOTO: Foto: HO / SESIP / AFP
Leitura:

As forças de segurança do Amazonas recapturaram mais cinco fugitivos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e Instituto Penal Antônio Penal (Ipat), ambos localizados em Manaus, somando 67 presos recapturados até às 14h30 deste sábado (7), informou o Comitê de Gerenciamento de Crise no Sistema de Segurança Pública do Amazonas.

Ao todo, 184 presos fugiram das penitenciárias do estado entre os dias 1º e 2 de janeiro, durante rebelião e confrontos entre facções criminosas dentro de unidades prisionais, que resultaram em 60 mortes. 

Guerra entre facções

Segundo autoridades que investigam o crime organizado, a medida apenas encerra um capítulo da guerra declarada entre o PCC e o CV. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, berços desses grupos, respectivamente, a atenção sobre os líderes dentro das cadeias foi redobrada, para evitar represálias pelo País.

A guerra entre o PCC e o CV se intensificou em junho, depois do assassinato do narcotraficante Jorge Rafaat Toumani, de 56 anos. O "rei do tráfico", como era conhecido, sofreu uma emboscada na fronteira com o Paraguai e o atentado é atribuído a integrantes do PCC. Segundo investigações do Ministério Público Estadual (MPE), o PCC então não dividiu o domínio do tráfico, o que motivou o racha com o CV.

Na sequência, chegaram a 18 os presos mortos em rebeliões em presídios de Boa Vista (Roraima) e Porto Velho (Rondônia), em outubro. Depois, o sistema prisional do Rio teve de transferir integrantes do PCC para presídios ocupados por inimigos do CV. Em São Paulo, o Primeiro Comando chegou a fazer um levantamento de quantos presos de facções de outros Estados estão no sistema para uma eventual represália.

Últimas notícias