Crise no sistema carcerário

Presídio do interior do RN tem rebelião em represália à transferência de presos

Um detento teria sido morto; polícia não confirma a informação

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 18/01/2017 às 22:23
Foto: Ascom/SEJUC
Um detento teria sido morto; polícia não confirma a informação - FOTO: Foto: Ascom/SEJUC
Leitura:

A onda de terror que foi instaurada nos presídios do Rio Grande do Norte parece longe de um final. Após uma tarde bastante aterrorizante, na qual ônibus foram incendiados e veículos do governo do estado atacados por bandidos, durante a noite, também em represália à transferência dos presos da Penitenciária de Alcaçuz, detentos da Penitenciária Estadual do Seridó, o Pereirão, localizado em Caicó, a cerca de 250 quilômetros de Natal, iniciaram mais uma rebelião.

Enquanto alguns presos atearam fogo em colchões, outros subiram no telhado do presídio. Segundo a imprensa local, haveria, pelo menos, um detento morto e um policial ferido por pedradas. A polícia, oficialmente, não confirma a informação.
 
De acordo com a Polícia Militar, o motim está diretamente ligado à transferência de presos ligados ao Sindicato do Crime do RN da Penitenciária de Alcaçuz durante a tarde. Presos estão depredando a estrutura dos pavilhões e queimando colchões. A corporação só deverá intervir quando amanhecer por condições de luminosidade.

Ao Estadão, o coronel Romualdo Borges, comandante da divisão de policiamento regional 2, que abrange Caicó, disse que a relação da confusão com a transferência de 220 homens mais cedo é clara. "Acredita-se que é uma represália, já que aqui só há detentos do Sindicato. Havia uns 90 e poucos do PCC, mas na última rebelião foram transferidos", disse. 

A decisão de aguardar pelo amanhecer, segundo ele, se dá pela falta de estrutura de iluminação do presídio. "Estamos com guarnições de prontidão, mas não é aconselhável entrar à noite. Vamos aguardar para entrar e, então fazer uma varredura." A unidade abriga 317 presidiários homens e 52 mulheres. A guerra entre o PCC e o Sindicato já havia levado a um motim na cadeia em agosto do ano passado, quando a estrutura do local foi afetada. A Justiça chegou a interditá-la, impedindo que o Estado enviasse novos detentos para lá cumprirem pena.

Atualmente, o presídio de Caicó tem capacidade para 265 internos homens, mas atualmente possui 297. Já na ala das mulheres, a ocupação é de 56, mas existem 53 no local.

Ataques de dia

Onze ônibus foram atacados nesta quarta-feira (18), em Natal, após a transferência de presos da Penitenciária de Alcaçuz para a Penitenciária Estadual de Parnamirim . Outro veículo do governo também foi atacado e há relatos de tiros contra duas delegacias da cidade. A Polícia Militar informou ao Estado que os crimes têm relação com a disputa entre as facções. Os ataques forçaram a empresa a recolher os veículos e a prefeitura determinou que táxis, vans escolares e carros credenciados façam o serviço de lotação para suprir a demanda.

Últimas notícias