ASTRONOMIA

Observatório de Pernambuco irá monitorar passagem de asteroide gigante

Segundo o Observatório Nacional, a passagem do asteroide será monitorada por um telescópio

JC Online e Estadão Conteúdo
Cadastrado por
JC Online e Estadão Conteúdo
Publicado em 03/02/2017 às 18:10
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Segundo o Observatório Nacional, a passagem do asteroide será monitorada por um telescópio - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

O asteroide gigante, que passará pela Terra neste domingo (5), será acompanhado pelo Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (Oasi), localizado no município de Itacuruba, a 466 quilômetros do Recife. O objeto 2013FK passará a uma distância de 2,7 milhões de quilômetros.

Segundo o Observatório Nacional, a passagem do asteroide será monitorada por um telescópio, instalado no Sertão pernambucano. De acordo com informações repassados pelos especialistas, não há risco de colisão com a terra.

O asteroide deste domingo não será o único a passar perto da Terra neste ano. No dia 12 de outubro, outro objeto, menor - com 19 metros de diâmetro - chegará ainda mais perto: 38.400 quilômetros da superfície do planeta.

O observatório Nacional prentende estudar, com as observações no interior de Pernambuco, as propriedades físicas do objeto.

Observatório de Itacuruba

Itacuruba foi escolhida para receber o observatório por ter o clima seco, com ausência quase total de chuva, localização na latitude sul, além de baixa luminosidade.

Últimas notícias