Tecnologia

Desligamento do sinal analógico é adiado em dez cidades do Brasil

O processo de desligamento da TV analógica está mantido nas datas originais para as cidades do Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 30/05/2017 às 11:07
Foto: Reprodução / Internet
O processo de desligamento da TV analógica está mantido nas datas originais para as cidades do Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) - FOTO: Foto: Reprodução / Internet
Leitura:

O desligamento do sinal analógico de televisão foi adiado em dez municípios dos estados de Minas Gerais, Bahia, Ceará e São Paulo, segundo portaria publicada nessa segunda-feira (29) no Diário Oficial da União pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Além de atender os radiodifusores, para que tivessem mais tempo para digitalizar, as mudanças contribuem para a distribuição dos conversores digitais para a população de baixa renda, segundo o MCTIC.

De acordo com o documento, novos cronogramas para o encerramento das transmissões analógicas foram definidos nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, no Ceará; em Salvador, na Bahia; em Belo Horizonte, em Minas Gerais; e em Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e na região do Vale da Paraíba, em São Paulo. As datas originais foram mantidas para as cidades do Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).

Conforme o novo calendário, apenas a cidade do Recife, capital de Pernambuco, passará pelo processo de desligamento da TV analógica em 26 de julho. Anteriormente, os agrupamentos de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), Sobral (CE) e Salvador (BA) desligariam na mesma data. Agora, Fortaleza e Salvador, além dos agrupamentos de Juazeiro do Norte e Sobral, encerrarão as transmissões analógicas em 27 de setembro. Belo Horizonte e as cidades da região metropolitana farão o mesmo em 8 de novembro.

A previsão de desligamento no Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES) está mantida para 25 de outubro. No dia 29 de novembro, Campinas (SP), Franca (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP) e a região do Vale do Paraíba (SP) – que também tiveram suas datas alteradas – vão encerrar as transmissões analógicas. A edição da Portaria nº 2992 atende a um pedido do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), responsável, juntamente com o MCTIC, pela implantação da TV digital no Brasil.

Últimas notícias