TJRJ

Justiça do Rio nega habeas corpus ao catador de recicláveis Rafael Braga

Rapaz foi preso com 0,6 gramas de maconha e 9,3 gramas de cocaína

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/08/2017 às 14:49
Foto: Reprodução/Pela Liberdade de Rafael Braga Vieira
Rapaz foi preso com 0,6 gramas de maconha e 9,3 gramas de cocaína - FOTO: Foto: Reprodução/Pela Liberdade de Rafael Braga Vieira
Leitura:

Condenado em janeiro de 2016 a 11 anos e três meses de prisão, por ter sido encontrado com 0,6 gramas de maconha e 9,3 gramas de cocaína, o catador de material reciclável Rafael Braga teve o pedido de habeas corpus negado pela 1 Comarca Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro nesta terça-feira (8). O caso de Rafael ganhou repercussão nacional após campanhas de movimento em prol dos direitos humanos e a libertação, no mês passado, do filho de uma desembargadora preso com 129 quilos de maconha.

Nas manifestações de junho de 2013, Rafael, então morador de rua, foi acusado de porte de artefato explosivo por carregar uma garrafa de desinfetante. Ele foi condenado a 5 anos de prisão, mas sua defesa conseguiu o direito de prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, segundo o portal Uol.

Em janeiro do ano passado, Rafael voltou a ser detido acusado de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Neste ano, o caso ganhou força por conta de uma campanha para que ele tenha o direito de responder em liberdade, enquanto recorre da condenação.

Campanha

De acordo com a página Pela Liberdade de Rafael Braga Vieira, a "luta permanente pela liberdade do Rafael Braga começou no Rio de Janeiro em dezembro de 2013, iniciada por militantes e ativistas de movimentos sociais, movimento negro e de periferia em assembleias populares", que levantam recursos para a sobrevivência da família do rapaz enquanto ele está preso.

Neste mês, o caso de Rafael ganhou ainda mais força por conta da libertação, em cerca de 3 meses, do filho da desembargadora do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, preso com 129 quilos de maconha e armamento pesado.

Últimas notícias