Desmatamento

Desmantelado esquema ilegal gigante de exportação de madeira amazônica

Os agentes retiveram 444 contêineres no porto de Manaus, cujos troncos, se fossem dispostos em linha, cobririam um trajeto de 1.500 km

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 18/01/2018 às 19:46
Foto: AFP
Os agentes retiveram 444 contêineres no porto de Manaus, cujos troncos, se fossem dispostos em linha, cobririam um trajeto de 1.500 km - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A Polícia Federal informou nesta quinta-feira (18) que desmantelou um sistema em grande escala para exportar madeira ilegal da Amazônia, destinada em boa parte à Europa e aos Estados Unidos.

Os agentes retiveram 444 contêineres no porto de Manaus, cujos troncos, se fossem dispostos em linha, "cobririam um trajeto de 1.500 km", revelou a Polícia Federal em um comunicado.

A operação Arquimedes, que começou há mais de um mês, tinha como objetivo "interromper o fluxo de transporte clandestino de madeira talada ilegalmente na floresta amazônica e destinada a grandes comerciantes madeireiros no Brasil, Europa e Estados Unidos".

Perícia

Os policiais federais e os fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) já fizeram a perícia em 20% da madeira e "identificaram fraudes nos documentos de origem florestal, que deveriam provar a legalidade da extração e da origem da madeira".

No entanto, as autoridades não reportaram detidos neste caso e disseram que agora devem identificar as pessoas físicas e jurídicas envolvidas na extração ilegal, transporte e comercialização dessa madeira.

Após alguns progressos significativos, o desmatamento da Amazônia se acelerou nos últimos anos no Brasil, aumentando 24% em 2015 e 29% em 2016, segundo dados oficiais de observação por satélite.

No entanto, no final do ano passado, o presidente Michel Temer disse que os últimos dados oficiais de desmatamento da Amazônia em 2017 indicavam uma reversão dessa tendência, com uma queda de 20%.

Últimas notícias