Enem 2017

PF investiga suspeita de plágio no Enem em Salvador

Na redação do Enem 2017, candidato copiou sinopse de livro sobre surdos

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 19/01/2018 às 9:25
Foto: ABr
Na redação do Enem 2017, candidato copiou sinopse de livro sobre surdos - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira, 19, um mandado de busca e apreensão em Salvador, no endereço de um suspeito de fraude ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em nota, a PF informou que a banca responsável pela correção das provas identificou em 5 de novembro de 2017, ao realizar a prova de redação - cujo tema era "Desafios para a Formação Educacional dos Surdos" - que o candidato investigado plagiou, ipsis litteris, a sinopse do livro "Redação de Surdos: Uma Jornada em Busca da Avaliação Escrita", da autora Maria do Carmo Ribeiro, disponível em sites da internet.

Operação

A partir da comunicação da suspeita à Polícia Federal foi instaurado inquérito e solicitado à Justiça Federal a expedição do mandado de busca. O objetivo, segundo a PF, "é localizar elementos de prova que levem ao esclarecimento completo da fraude e à identificação de outras pessoas eventualmente envolvidas".

Uma vez confirmadas as suspeitas, o investigado deverá ser indiciado pelo crime de fraude em certame de interesse público, previsto no artigo 311-A do Código Penal, cuja pena é de um a quatro anos de reclusão e multa.

Últimas notícias