NOTÍCIAS FALSAS

Facebook e Google assinam acordo com TSE contra 'fake news'

Empresas apoiarão 'a prevenção de práticas maliciosas de desinformação'

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 28/06/2018 às 15:05
Foto: Free-Photos / Pixabay
Empresas apoiarão 'a prevenção de práticas maliciosas de desinformação' - FOTO: Foto: Free-Photos / Pixabay
Leitura:

O Facebook e o Google assinaram nesta quinta-feira, 28, um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a disseminação de notícias falsas ("fake news") na próxima campanha eleitoral. O memorando de entendimento, obtido pelo Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, prevê que as empresas se comprometerão, em consonância com as normas internacionais de direitos humanos e boas práticas da indústria, "a combater a desinformação gerada por terceiros".

O texto também prevê que Facebook e Google apoiarão "a prevenção de práticas maliciosas de desinformação, projetos de fomento à educação digital e iniciativas que promovam o jornalismo de qualidade". A formalização do memorando de entendimento foi antecipada pela Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo.

Solenidade

O presidente do TSE, ministro Luiz Fux, participou nesta manhã de solenidade no TSE para assinar o memorando com as plataformas digitais. A iniciativa é similar a um acordo de colaboração acertado no início deste mês entre a Corte Eleitoral e dez partidos políticos para a "manutenção de um ambiente eleitoral imune de disseminação de notícias falsas".

Últimas notícias