CRIME POLÍTICO

Nicarágua: corpo de estudante aguarda atestado de óbito para traslado

Corpo precisa do atestado de óbito para ser embalsamado; Governo de Pernambuco cobra apuração do caso

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/07/2018 às 17:45
Foto: Isabella Veríssimo / JC Online
Corpo precisa do atestado de óbito para ser embalsamado; Governo de Pernambuco cobra apuração do caso - FOTO: Foto: Isabella Veríssimo / JC Online
Leitura:

O corpo da estudante de medicina Rayneia Gabrielle Lima, 31 anos,  foi liberado na manhã desta quinta-feira (26). A informação foi dada pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Pedro Eurico, em entrevista coletiva no período da tarde. Segundo o secretário, esta liberação ainda é provisória, mas com ela já é possível realizar o traslado do corpo para Pernambuco.

Antes de trazido de volta, o corpo será embalsamado. Este processo será realizado pela Casa Funerária Monte de Los Olivos, em Manágua, capital da Nicarágua. Os custos do processo e de transporte foram assumidos pelo Governo do Estado, pois, segundo Eurico, o Governo Federal não se posicionou sobre assumir essas despesas.

De Manágua, o corpo irá para o Panamá e só depois seguirá o Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife. Agora, a Embaixada brasileira aguarda a emissão do atestado de óbito pelas autoridades nicaraguenses. Uma perícia no corpo da jovem foi realizada pelo Instituto de Medicina Legal (IML) da Nicarágua. Segundo Eurico, nenhum perícia será realizada no Brasil, pois não foi aberto inquérito sobre o caso.

Direitos humanos

O Governo de Pernambuco vai entrar com uma representação junto a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, organismo da Organização do Estados Americanos (OEA), para investigar a morte de Rayneia. Para Eurico, o assassinato da estudante foi por motivações políticas. O governo brasileiro cobra apurações efetivas sobre o caso, que violaria a Convenção de San José da Costa Rica, que rege os direitos humanos nos países membros da OEA.

Últimas notícias