ALERTA

Temporal atinge o Rio de Janeiro e cidade entra em estágio de crise

O estágio de crise é o terceiro em uma escala de três. São previstas chuvas moderadas, ocasionalmente forte/muito forte nas próximas horas

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 08/04/2019 às 21:18
Foto: MAURO PIMENTEL / AFP
O estágio de crise é o terceiro em uma escala de três. São previstas chuvas moderadas, ocasionalmente forte/muito forte nas próximas horas - FOTO: Foto: MAURO PIMENTEL / AFP
Leitura:

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro informa que o município decretou estágio de atenção no início da noite desta segunda-feira (8) devido aos temporais que atingem vários pontos da cidade. De acordo com o Sistema Alerta Rio, núcleos de chuva forte devem continuar atuando na zona sul da cidade, principalmente durante toda a madrugada. Nas últimas leituras dos pluviômetros da prefeitura, houve registro de temporais em bairros como Jardim Botânico e Copacabana, acompanhados de raios e trovões. Em cerca de quatro horas, choveu o esperado para um mês.

De acordo com policiais do 23º Batalhão da Polícia Militar, o corpo de um homem foi encontrado debaixo de um carro. Segundo testemunhas, o homem morreu afogado, ao cair da moto e ser arrastado pela água. 

O estágio de crise é o terceiro em uma escala de três e prevê chuva forte a muito forte, nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos isolados e transtornos pontuais. Nesse estágio, os operadores do Alerta Rio estão em constante comunicação com os órgãos municipais que atuam nas situações de chuva.

De acordo com o Alerta Rio, foram acionadas 35 sirenes em 19 comunidades, entre elas, Pavão-Pavãozinho, Cantagalo e Cabritos, na zona sul da cidade, e no Morro do Formiga, no bairro da Tijuca, na zona norte. Chove muito forte também na Lagoa, em Humaitá e Botafogo, que estão com as ruas completamente alagadas. A Rua Pacheco Leão, no Jardim Botânico, teve carros arrastados pela força da água e muito lixo na rua. As avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros, também na Lagoa, estão intransitáveis. O acesso à estação do metrô na Praça General Osório, em Ipanema, ficou alagado, mas não chegou a fechar ao público. Os trens da concessionária Metrô Rio e da SuperVia funcionam com intervalos reduzidos entre as composições.

Na zona norte, a Avenida Maracanã está interditada nos dois sentidos. O Rio Maracanã transbordou na altura do estádio e impede a passagem dos veículos em direção ao centro e à zona norte da cidade. O Alto da Boa Vista está interditado no sentido Barra da Tijuca, devido ao grande volume de chuva e da queda de árvores.

O Alerta Rio reforça a previsão de chuva forte para as próximas horas, devido à influência de ventos em altos níveis da atmosfera, em conjunto com um sistema de baixa pressão no oceano.

Ressaca

A Marinha do Brasil enviou um aviso de ressaca do mar que vai vigorar das 9h desta terça-feira (9) às 9h de quinta-feira (11). De acordo com o alerta, as ondas poderão chegar a 2,5 metros de altura na orla do Rio.

Últimas notícias