HOSPITAL

Fã de Grey's Anatomy dá alta a dois pacientes e é detido em São Paulo

Testemunhas dizem que falso médico de 24 anos atendeu outras vezes no hospital. Ele se dizia especialista bucomaxilofacial, segundo depoimentos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 01/09/2019 às 9:50
Foto: Divulgação
Testemunhas dizem que falso médico de 24 anos atendeu outras vezes no hospital. Ele se dizia especialista bucomaxilofacial, segundo depoimentos - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Um falso médico foi detido no Hospital Santa Casa, na Vila Buarque, região central da cidade de São Paulo. Ele justificou que se passou por médico por ser fã do seriado americano Grey's Anatomy, informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesse sábado (31). As informações são do UOL.

O jovem Fabio Faria da Silva, de 24 anos, foi detido por seguranças na noite de quinta-feira (29), quando tentava entrar mais uma vez no hospital. Algumas testemunhas disseram que ele deu alta para ao menos dois pacientes e que atendeu outras vezes neste mês no hospital. Fábio vestia um jaleco branco e usava um estetoscópio. Ele foi conduzido com testemunhas para o 2º Distrito Policial (DP) do Bom Retiro.

Segundo o boletim de ocorrência, o homem se apresentava às pessoas como um especialista bucomaxilofacial, especialidade da odontologia que cuida de doenças da cavidade oral como traumatismos e deformidades faciais.

Em nota à imprensa, a Santa Casa de São Paulo disse que tem reforçado as medidas de controle de acesso e segurança nas portarias. As equipes médicas e assistenciais estão sendo orientadas para se atentar à presença de pessoas sem identificação, segundo o hospital.

Fã do seriado

Em depoimento, Fabio Faria da Silva alegou que admira a profissão. Ele disse que sempre quis ser médico e que este é seu sonho. O homem afirmou que não atendeu nem tocou em nenhum paciente, pois sabe que não é apto para isso. Ele argumentou que somente quis andar com estetoscópio e jaleco, como vê na série de TV americana 'Grey’s Anatomy', que se passa em um hospital.

Fábio disse que já esteve outras vezes na Santa Casa, mas disse somente para observar. Após prestar depoimento, o falso médico foi liberado e o caso foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).

Especialista bucomaxilo

Em depoimento à polícia, um médico disse que viu Fabio pela primeira vez no hospital no dia 6 de agosto, quando fazia plantão no setor de cirurgia-geral. Segundo ele, Fábio se identificou como especialista bucomaxilofacial e lhe perguntou onde estavam os pacientes que seriam atendidos por ele.

A testemunha disse que o homem atendeu e deu alta a pelo menos dois pacientes, mas que a equipe de residentes estranhou quando outro bucomaxilofacial chegou e perguntou dos mesmos pacientes.

Uma médica também prestou depoimento e disse que encontrou o mesmo falso médico nas dependências do hospital no dia seguinte, em 7 de agosto. Ela afirmou que notou a ausência do crachá e, ao ser questionado, demonstrou nervosismo. Fábio teria afirmado que o documento estava guardado em seu armário, mas apresentou dificuldade para chegar até aquela que supostamente seria sua sala.

A médica notificou os seguranças de que havia um homem se passando por médico. Na noite da quinta (29), o falso médico tentou entrar novamente no hospital, mas foi abordado.

Últimas notícias