RACISMO

Aluno da UFRB se recusa a receber documento das mãos de professora negra

Após o ato, o estudante foi convidado a se retirar da sala de aula

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/12/2019 às 11:57
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Após o ato, o estudante foi convidado a se retirar da sala de aula - FOTO: Foto: Reprodução/Redes Sociais
Leitura:

Desde a madrugada desta terça-feira (10), viraliza nas redes sociais o vídeo de um aluno do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) que, durante uma aula que ocorreu na segunda-feira (9), se recusou a receber um documento das mãos de uma professora por ela ser negra.

Após o ato, ele foi convidado a se retirar da sala de aula. Já há uma organização para que ele seja expulso e responda por seus atos na justiça. Em publicações no Twitter, outros estudantes, da mesma turma, confirmam um histórico de atos racistas por parte do rapaz desde que entrou na Universidade.

Posicionamento

Em nota, a UFRB repudiou o comportamento do aluno, e garante que já criou uma "comissão para apurar as denúncias encaminhadas por estudantes e professores do Centro que informam ter presenciado reiteradas manifestações de preconceito racial, de gênero e de homofobia por parte do estudante".

A Universidade ainda rechaçou qualquer tipo de descriminação no Centro, ou no cotidiano. "Como instituição de ensino superior comprometida com os valores democráticos, o respeito à diversidade e implicada com os territórios de identidade em que está presente, a UFRB rechaça todo e qualquer ato de racismo, sexismo, LGBTfobia, intolerância e/ou violência, seja no âmbito acadêmico ou no cotidiano em geral", disse a nota.

Últimas notícias