SEM CORONAVÍRUS

Brasileiros que vieram da China não estão com coronavírus

Os repatriados, juntamente com os profissionais empenhados na missão, tiveram tiveram amostras coletadas no domingo, quando chegaram ao Brasil

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 11/02/2020 às 20:17
Foto: Reprodução/Twitter
Os repatriados, juntamente com os profissionais empenhados na missão, tiveram tiveram amostras coletadas no domingo, quando chegaram ao Brasil - FOTO: Foto: Reprodução/Twitter
Leitura:

Exames de sangue feitos nos 58 brasileiros que estão em quarentena em Anápolis (GO) descartaram em todos a presença do coronavírus. Os 34 brasileiros que viviam na China e os 24 tripulantes e profissionais de saúde e de comunicação que acompanharam a viagem de retorno dos repatriados tiveram amostras coletadas no domingo, 9, dia em que chegaram ao Brasil e os exames foram concluídos nesta terça-feira, 11.

>> OMS vê chance realista de parar novo coronavírus

>> Conheça o pangolim, animal suspeito de transmitir o coronavírus

A Saúde explicou que foi feito o exame RT-PCR, específico para o coronavírus que provoca a epidemia na China e que identifica a presença do RNA viral. Em todos os 58, o resultado foi negativo.

Possível liberação da quarentena

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, disse que a pasta já emitiu uma recomendação ao Ministério da Defesa, que coordena a Operação Regresso, mas não quis antecipá-la à imprensa. O site da pasta, porém, logo após a coletiva, chegou a publicar que os 24 profissionais serão liberados da quarentena, mas continuarão sendo monitorados.

Ao ser questionada pelo jornal O Estado de S. Paulo se confirmava a informação, no entanto, a assessoria de imprensa do ministério tirou a frase do ar, mantendo somente que todas as pessoas em quarentena estão sem sintomas e infecção.

Veja mapa que mostra como o coronavírus se espalha pelo mundo

Últimas notícias