ASSÉDIO

Jovem de 17 anos denuncia assédio em corrida no Uber

Adolescente denunciou o perfil do motorista no aplicativo e fez um registro de ocorrência

Manuela Figuerêdo
Cadastrado por
Manuela Figuerêdo
Publicado em 18/02/2020 às 10:42
Divulgação
No app Uber Driver, na sessão de Ganhos, os motoristas parceiros que estão participando do teste têm acesso a Tendências de ganho - FOTO: Divulgação
Leitura:

Na última segunda-feira (17), uma jovem de 17 anos denunciou, nas redes socias, ter sofrido assedio sexual em uma viagem feita pelo Uber, quando ia visitar uma amiga na cidade de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Durante o trajeto, que durou menos de 10 minutos, o motorista do aplicativo teceu comentários invasivos à menor de idade.

Após o fim da corrida, a jovem denunciou o perfil do motorista no aplicativo e fez um registro de ocorrência na Delegacia da Mulher de Viamão. A mãe da jovem acompanhou a filha na delegacia durante o registro da ocorrência. "Fiquei completamente indignada e com nojo do que ele falou para ela", afirmou a mãe.

De acordo com o G1, a delegada responsável pelo caso, Marina Dillenburg, disse que foi instaurado um inquérito para investigar o caso. 

"Se eventualmente tenha acontecido com outra menina, com outra mulher, que reporte às autoridades competentes, porque é muito importante que a gente discuta isso, que isso venha à tona. Nós sabemos que isso é muito corriqueiro, que isso faz parte da vida das mulheres, mas, muitas vezes, por vergonha ou por outro motivo, a gente não leva ao conhecimento de quem deveria. Então, talvez essa discussão venha posteriormente trazer alguma alteração legislativa e também mudar o comportamento dos homens, que acham que esse tipo de conduta é um elogio", explicou a delegada.

Ainda, Marina acrescentou: "Foi muito louvável a atitude da adolescente e espero que sirva de exemplo para outras mulheres, ainda mais nessa época de carnaval, onde tem o consumo de bebida alcoólica, onde as pessoas se vestem de forma mais despojada e isso pode levar a alguns comportamentos de assédio, até as vezes mais graves do que a gente viu no caso dessa adolescente".

Comportamento foi filmado

No vídeo feito pela adolescente, é possível ouvir o momento em que a jovem avisa ao homem que é menor de idade, mas o motorista rebate e diz que "não seria um problema". Assim, ele continua: "seria problema se tivesse 13 anos, e acho que tu não tem 13 anos, 14 para cima tu já é responsável", disse ele.

Depois, em outra gravação, ele afirma: "Eu namoraria contigo se tu não tivesse namorado". A jovem lembra ao motorista que ele tem idade para ser pai dela e o motorista responde: "mas eu não sou teu pai. Eu faria coisas que teu pai não faria, pode ter certeza".

 

Confira nota na íntegra da Uber

A Uber considera inaceitável e repudia qualquer ato de violência contra mulheres. A empresa acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos dessa natureza às autoridades competentes. A conta do motorista parceiro foi banida assim que a denúncia foi feita.

A empresa defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro. Todas as viagens com a plataforma são registradas por GPS. Isso permite que em caso de incidentes nossa equipe especializada possa dar o suporte necessário, sabendo quem foi o motorista parceiro e o usuário, seus históricos e qual o trajeto realizado.

Como parte do processo de cadastramento para utilizar o aplicativo da Uber, todos os motoristas passam por uma checagem de antecedentes criminais realizada por empresa especializada que, a partir dos documentos fornecidos pelo próprio motorista e com consentimento deste, consulta informações de diversos bancos de dados oficiais e públicos de todo o País em busca de apontamentos criminais, na forma da lei. A Uber também realiza rechecagens periódicas dos motoristas já aprovados pelo menos uma vez a cada 12 meses.

Desde 2018 a Uber tem um compromisso público para enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil, materializado no investimento em projetos elaborados em parceria com entidades que são referência no assunto, que inclui campanhas contra o assédio e podcast para motoristas parceiros sobre violência contra a mulher, entre outras ações. Em novembro, a Uber anunciou um investimento de R$ 5 milhões para continuidade desse compromisso ao longo dos próximos anos.

Últimas notícias